SAÚDE
Casos de ansiedade e depressão atingem 10 milhões de brasileiros.
Os transtornos surgem por diversos fatores.
Em 23/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, a ansiedade e a depressão já somam 10 milhões de casos no país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os transtornos surgem por diversos fatores, entre eles situações sociais como violência, desemprego e crise econômica, por exemplo.
O cardiologista Schariff Moysés alerta que a depressão e a ansiedade podem levar ao aumento dos fatores de risco cardiovascular. Ele explica ainda que pessoas depressivas ou com alto índice de ansiedade estão mais propensas a consumirem bebidas alcoólicas, cigarros, além de adotarem outros maus hábitos que favorecem o surgimento de doenças cardíacas.
“A hipertensão, tabagismo, sedentarismo e obesidade são alguns dos mais conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Mas a ansiedade e a depressão também precisam ser controladas para manter o coração saudável”, esclarece o médico, que cita ainda o estresse, ligado diretamente à ansiedade e depressão, como outro fator de risco para doenças cardiovasculares.
Para Schariff esses transtornos devem ser entendidos como qualquer outra doença. “É preciso buscar tratamento para que os sintomas sejam controlados e, assim, a pessoa possa levar uma vida normal”, finaliza.
Fonte: C2 Comunicação