SAÚDE
Casos de dengue registram 2ª semana de redução no Estado
Referente à semana epidemiológica (SE) 23, foram notificados 545 novos casos na semana.
Em 18/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria da Saúde ressaltou que, mesmo com a diminuição de casos, é importante que a população procure o serviço de saúde com suspeição de quaisquer sintomas, além de manter os cuidados diários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os casos notificados de dengue têm a segunda semana consecutiva de redução no Espírito Santo. Em boletim publicado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (17), referente à semana epidemiológica (SE) 23, foram notificados 545 casos nesta semana, uma redução de 13%, se comparado à SE 22, que registrou 627 casos.
Ao longo do ano, o Estado já registrou 10.596 casos notificados. O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, informou que os dados seguem uma tendência de estabilidade, que podem estar condicionadas às questões climáticas.
“A dengue é considerada uma doença endêmica que pode acometer a população durante todo o ano, mas sabemos que a questão climática auxilia no ciclo de reprodução do mosquito, especialmente dias chuvosos precedidos de dias quentes. A chegada do inverno, com dias mais amenos, desacelera o ciclo de reprodução”, explicou Laperriere.
Esta tendência acontece após dez semanas de crescimento dos casos. Na semana epidemiológica 20, foi registrado o maior número de notificação, com 924 casos. Comparado à semana 23, tem-se uma redução de 41%.
A Secretaria da Saúde ressaltou que, mesmo com a diminuição de casos, é importante que a população procure o serviço de saúde com suspeição de quaisquer sintomas, além de manter os cuidados diários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da zika e chikungunya.
Veja aqui o 23º boletim da dengue
Veja aqui o 23º boletim de zika.
Veja aqui o 23º boletim chikungunya. (As informações são da Sesa)
Leia também:
> Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país
> UFRN detecta duas novas variantes Ômicron da covid-19
> Governo do ES amplia pontos de testagem para Covid-19
> Viana orienta toda população a combater o Aedes aegypti
> Serra abre vagas para agendamento de consulta on-line
> Novas vagas para agendamento de vacinação em Vitória
> ES sedia o principal congresso de saúde pública do Brasil
> Ames é reinaugurado com 55 especialistas da saúde na Serra
> Fiocruz: Laboratório será referência em varíola dos macacos
TAGS: CASOS | DENGUE | SEMANA EPIDEMIOLÓGICA | SESA | REGISTRADO