CIDADE

Cerco Inteligente ajudou a evitar prejuízo 47 milhões em Vitória

Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 209 veículos desde a sua implantação.

Em 14/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Implantado em março de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a reduzir drasticamente roubos e furtos de veículos na capital. Ao todo, o sistema já ajudou a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar a recuperar 209 veículos furtados ou roubados na capital e mesmo nos municípios vizinhos.

Quando os dados de furtos e roubos são comparados com os de 2017, ano anterior ao Cerco Inteligente de Segurança, há uma redução de 55% nesse tipo de crime, o que comprova a eficiência do sistema de inteligência.

Antes da instalação do Cerco Inteligente, Vitória registrava uma média mensal de 119 veículos roubados ou furtados. Após a instalação, essa média caiu para 59, uma redução de 60 veículos que deixaram de ser roubados ou furtados todos os meses.

"Quando multiplicamos os 60 veículos que, em tese, deixaram de ser roubados ou furtados pelos 19 meses desde a instalação do Cerco, concluímos que nesse período houve uma redução de 1.140 crimes dessa natureza. Some-se a isso os 209 que foram recuperados com auxílio do sistema, totalizando 1.349 veículos. Se multiplicarmos esse número pelo valor médio do carro popular mais vendido no Brasil, com três anos de uso - R$ 34.865,00, segundo a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) -, chegamos a um valor estimado de R$ 47 milhões que deixaram de ser prejuízo para a população, fora o custo de um possível trauma físico, psicológico e até morte durante um roubo", explica o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Traumas

Além da sensação de segurança para a população, que conta com um sistema que garante maior agilidade na recuperação de veículos furtados ou roubados, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, destaca que pessoas não ficaram com traumas por serem vítimas de um crime.

“Quando uma pessoa tem um veículo roubado, mesmo que depois ele seja recuperado, ela ainda fica com o trauma de ter passado por esse tipo de situação. Com a redução no número de furtos e roubos temos também menos pessoas vítimas e com possíveis traumas”, disse o secretário. (Com informações da Prefeitura de Vitória)