NEGÓCIOS

Cinco séculos da Cachaça colocam destilarias capixabas em destaque.

O estado possui mais de 80 destilarias.

Em 05/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Símbolo nacional, a cachaça completa neste 2016, 500 anos de história. A bebida, carro chefe dos botecos, ganha destaque, agora, nas mesas da “classe alta”. Com uma produção refinada e de alta qualidade, a cachaça é um ícone no Espírito Santo. Só no Estado são mais de 80 destilarias, com uma produção de 20 milhões de litros por ano, empregando cerca de cinco mil pessoas diretamente, segundo estimativa do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Espírito Santo (Sindibebidas).

Entretanto, o presidente do sindicato, Sérgio Rodrigues da Costa, alerta que o país está passando por um momento de crise e, por isso, é preciso criatividade para manter as vendas positivas. “O momento é difícil. Sabemos como essa situação começou, só não podemos prever como e quando vai terminar. É preciso cautela”, avalia.

É neste cenário de incertezas que a bebida completa cinco séculos, com os empresários do ramo procurando alternativas para valorizar a bebida, afinal os custos subiram decorrente dos aumentos dos impostos que entraram em vigor no ano passado. Umas das alternativas têm sido à busca das certificações e a participação em concursos. Uma cachaça certificada ou premiada agrega valor ao produto final, podendo ampliar em mais de 30% o valor cobrado.

E premiação não falta por aqui. A cachaça da “Reserva do Gerente”, foi a primeira colocada no festival de degustação realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Foi eleita também a segunda melhor cachaça do país pela Cúpula da Cachaça de São Paulo. De acordo com o proprietário da empresa, Ademar Belisário, ao contrário de outros setores e empresas, a marca tem apresentado um bom desempenho. “As vendas do ano passado foram superiores a 2014 em 35% e este ano, apesar de estar no início, estamos indo muito bem”, afirma.

Público capixaba

O diretor do Sindibebidas e proprietário da Cachaça Thimotina, Paulo Soares, afirma que o maior consumidor do produto são os próprios capixabas. “Aqui na Thimotina nós produzimos cerca de 300 mil litros por ano, que são muito bem recebidos pelos capixabas”, diz.

A Thimotina é uma empresa familiar que está no mercado desde 1915, graças a sua qualidade. “Para garantir que a bebida é de qualidade o consumidor precisa verificar se o produto tem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária. Esse registro atesta a boa procedência da cachaça”, acrescenta Soares.

O diretor aponta 5 passos para o processo de produção de uma boa cachaça: moagem da cana crua, filtragem, fermentação natural, destilação em alambique e o envelhecimento.

Fonte: Iá! Comunicação