SAÚDE
Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas
Especialista compartilha dicas para prevenir lesões e manter a rotina de treinos no período.
Em 23/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Aquecimento antes da prática esportiva é indispensável para acelerar o metabolismo e aliviar a rigidez muscular.
Com a chegada do clima frio, a prática de exercícios físicos se torna mais desafiadora: o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido e o enrijecimento da musculatura tende a aumentar. Contudo, manter a movimentação e realizar aquecimentos antes de iniciar atividades esportivas é imprescindível para evitar o risco de lesões musculares.
De acordo com o professor do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Adilson Oliveira, os problemas mais comuns deste período do ano são as distensões e os estiramentos nos músculos, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas, tornozelos e pés).
“Antes de iniciar a atividade, especialmente nos dias frios, é necessário aquecer o corpo para melhorar a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos”, orienta.
O profissional destaca que a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas. "Inicie os exercícios quando a respiração e os batimentos do coração forem mais altos do que o período de repouso”, pontua o docente.
"Para evitar as chances de lesões e o afastamento das atividades, o aquecimento deve ser feito de forma gradual”, continua.
O especialista destaca que, para aquecer o corpo, basta separar 10 minutos antes de realizar qualquer esporte. O hábito é capaz de aumentar a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de proporcionar a troca de oxigênio na hemoglobina e acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação.
"Essa etapa é imprescindível para conquistar resultados sem danos para a saúde, pois é nessa fase que acontece a contração e relaxamento dos músculos”, completa Adilson.
Para as pessoas que não se exercitam com frequência, o professor alerta que é preciso estar atento a fatores como o condicionamento físico antes de realizar atividades esporádicas.
"Antes de iniciar qualquer atividade física é recomendado buscar orientação de um profissional de Educação Física. No clima frio ou em áreas abertas, com corrente de vento é importante dar atenção para o conforto térmico”, finaliza. (Por Rosangela fernandes - AsImp)
Leia também:
> PMV: Unidades de Saúde contam com novos computadores
> Vila Velha inicia novo sistema para a aplicação de vacinas
> Vila Velha: Vacinação contra Covid-19, Influenza e Sarampo
> Serra: Novas vagas para vacinação são abertas nesta quinta
> Cariacica oferece vacinação e testagem sem agendamento
> Vitória abre 11 mil vagas para agendamento de vacinação
> Síndrome respiratória grave cresce no Norte e Nordeste
> Cachoeiro terá vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo
> Brasil registra 57,9 mil novos casos e 353 óbitos por covid-19
> Serra abre vacinação da Covid para crianças de 3 a 5 anos
TAGS: FRIO | AQUECIMENTO | ATIVIDADE | ESPECIALISTA | LESÕES