SAÚDE

“Clube da Bezerra” aproxima crianças e a pecuária leiteira

O programa da Nater Coop promove vínculo terapêutico entre as crianças e a pecuária leiteira.

Em 25/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ascom - Nater Coop

O projeto “Clube da Bezerra” é voltado a jovens de 5 a 15 anos, especialmente filhos e netos de cooperados, e oferece uma experiência prática e educativa em fazendas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O programa “Clube da Bezerra”, criado pela cooperativa capixaba Nater Coop, está transformando a relação de crianças e adolescentes com a pecuária leiteira no Espírito Santo. O projeto é voltado a jovens de 5 a 15 anos, especialmente filhos e netos de cooperados, e oferece uma experiência prática e educativa em fazendas. O objetivo é fortalecer a sucessão familiar, transmitir conhecimentos técnicos sobre cuidados com animais e promover valores como responsabilidade e sustentabilidade.

Para Chirley Alves Santos Guidi, cooperada da Nater Coop, a interação proporcionada pelo Clube da Bezerra foi um divisor de águas para sua filha Ester Santos Guidi, uma menina de 11 anos diagnosticada com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

“Desde que trouxemos essa bezerra para o quintal, o TDAH da minha filha parece estar mais controlado. Ela se sente mais segura e até começou a ganhar peso.”

Ainda segundo Chirley, a presença do animal reduziu a ansiedade da filha, o que se reflete na melhoria de seu desenvolvimento emocional e físico.

A gerente de assistência técnica da Nater Coop, Juliana Maria Piassi, destaca a importância de envolver os mais jovens na atividade rural.

“Assim como a bezerra representa o futuro da produção leiteira, acreditamos que as crianças e adolescentes são o futuro da pecuária.”

A gerente acrescenta que o programa é essencial para a preservação da tradição familiar e a sustentabilidade da pecuária leiteira na região.

“No Espírito Santo, temos uma grande demanda por leite, mas poucas pessoas estão envolvidas na produção. Com o Clube da Bezerra, mostramos aos jovens que é possível obter rentabilidade e sucesso no campo.”

Além da criação de vínculos afetivos com os animais, o Clube da Bezerra inclui materiais educativos e uma história em quadrinhos para ensinar sobre o manejo de bezerras de forma lúdica. Para Chirley, esse contato próximo trouxe à filha uma grande evolução emocional:

“Vejo o quanto o Clube da Bezerra tem sido positivo para ela. Hoje, está mais calma e até reduzimos as sessões de psicologia*. Esse projeto deveria alcançar mais crianças, pois o vínculo com os animais é uma ajuda valiosa para muitos problemas.”.

*O programa não substitui o acompanhamento médico.

Leia também:

Inscrições abertas para doação de sangue em Vila Velha
Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue
PMC intensifica ações contra Dengue com visitas domiciliares 
Câncer infantil muda rotina de pais e crianças em busca da cura
Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
Dia D de Combate à Dengue será neste sábado (23) em Vitória
Linhares promove Dia D de Multivacinação neste sábado (23)
Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET