ESPORTE INTERNACIONAL

Com as cores do Brasil e movimento, tocha olímpica de 2016 é apresentada

Símbolo dos Jogos abre e fecha, e é feita de alumínio reciclado.

Em 03/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cores, símbolos e até o Calçadão de Copacabana. Não faltam elementos de brasilidade na tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Divulgado nesta sexta-feira, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de autoridades, o tradicional objeto é repleto de tecnologia e referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. O símbolo vai transportar a chama olímpica em um revezamento por pelo menos 83 cidades. A tocha será conduzida por cerca de 12 mil pessoas até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto de 2016.

Na cerimônia, o símbolo foi apresentado por Dilma, pelo bicampeão olímpico e coordenador da equipe de vela brasileira, Torben Grael, pela velejadora e medalhista olímpica Isabel Swan e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman:

- Acredito que a energia de cada um traz para a população brasileira a integração. O mais importante é integrar o povo brasileiro aos Jogos. O Rio está se transformando, mas os Jogos são do Brasil.  

A presidente da República ressaltou a beleza e a tecnologia do símbolo:

- Está chegando o dia em que nós vamos ter a honra de ser o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra. A tocha é muito bonita, verdadeiramente fantástica. As cores internas mudam e ela também se move.

Produzida de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.

O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi.   

- Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana - conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê. 

Como será o revezamento da tocha

A previsão é de que a tocha seja acesa entre os meses de abril e maio do ano que vem, na tradicional cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. Então, seguirá para a capital brasileira, onde será iniciado o revezamento, com duração entre 90 e 100 dias, passando por aproximadamente 300 cidades do país, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Outras 200 cidades não terão trechos do revezamento, mas receberão a passagem do comboio com a exibição da chama olímpica.

A lista de todos os locais por onde a tocha passará ainda não foi fechada, mas já estão definidas 83 cidades que serão usadas como base durante o percurso (veja a lista abaixo). A expectativa dos organizadores é de que a maratona alcance 90% da população brasileira. O destino final do revezamento, naturalmente, será o Maracanã, no Rio de Janeiro, dia 5 de agosto, quando a tocha será usada para acender a pira olímpica durante a abertura dos Jogos.

   Mapa revezamento tocha olímpica rio 2016 (Foto: Editoria de Arte)   

Fonte:GE