SAÚDE
Com investimento de R$24 milhões, Vitória terá sua 1ª UPA
A Unidade de Pronto Atendimento será construída em um terreno localizado na Avenida Vitória.
Em 07/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo, e que a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Forte São João é o início da realização de um sonho que está se concretizando.
Em solenidade realizada no último sábado (05), a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde, assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Forte São João - a primeira da cidade. Com um investimento de R$ 24 milhões, a obra terá um prazo de 18 meses para ser concluída.
A nova UPA será construída em um terreno localizado na Avenida Vitória, esquina com a Rua Desembargador José Vicente, no bairro Forte São João. O equipamento será de suporte nível 3, o mais alto e complexo para esse tipo de unidade, e contará com dois pavimentos, rampas de acessibilidade, elevadores para macas e uma estrutura completa para atendimento de urgência e emergência.
Com funcionamento 24 horas, a unidade oferecerá atendimento a pacientes com quadros clínicos agudos ou agravados, além de prestar assistência inicial em casos cirúrgicos e de trauma, até a possível transferência para outros serviços hospitalares. Para isso, contará com uma equipe multiprofissional composta por médicos clínicos, pediatras, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares de laboratório e de farmácia, entre outros profissionais.
O projeto
O projeto da UPA prevê 10 consultórios, 35 leitos para observação, espaços para medicação, inalação, curativos, pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos, além de salas específicas para vacina, eletrocardiograma, raio-X e emergências.
Além da modernidade, a unidade terá foco na sustentabilidade, com gerador de energia, sistema de ar-condicionado VRF, brises para controle térmico e um sistema de reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins internos e externos.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo, e que a construção da UPA é o início da realização de um sonho que está se concretizando.
"A saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo. Com a UPA, o desafio foi construir um projeto único no país, a partir do diálogo com a população. Vamos deixar de ser a única capital do país a não ter uma UPA para atender as pessoas. Esta mudança que estamos realizando na manhã deste sábado, assim como temos feito por toda a capital. Este é o início da realização de um sonho que está se concretizando."
A vice-prefeita de Vitória, Cristhine Samorini, salientou a importância de ver a vida das pessoas sendo transformada.
"Em momentos como este, em que podemos perceber como mudamos a vida dos cidadãos, eu ganho o que tem sido renovador todos os dias: o carinho, o respeito e ver a vida das pessoas sendo transformada."
Segundo o secretário de Obras, Gustavo Perin, o projeto da UPA foi pensado para atender às necessidades do cidadão de Vitória.
"O projeto da UPA foi pensado exclusivamente para atender às necessidades do cidadão de Vitória. Vamos oferecer o nível máximo de atendimento para uma Unidade de Pronto Atendimento. É um trabalho que vai fazer história na capital."
A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, disse que a gestão municipal está fazendo uma revolução na saúde em Vitória, com a implementação de projetos inovadores e eficientes que estão transformando a forma como a saúde é oferecida à população.
"Cuidar das pessoas é a nossa prioridade! E essa obra representa um grande avanço no fortalecimento da saúde, oferecendo mais estrutura e recursos para atender às necessidades da população. Estamos fazendo uma revolução na saúde em Vitória, com a implementação de projetos inovadores e eficientes que estão transformando a forma como a saúde é oferecida à população. A primeira UPA terá 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação. Com isso, a capacidade de atendimento será triplicada, passando de 120 mil atendimentos/ano para 345 mil atendimentos por ano."
Leia também:
> 300 mil mulheres morrem anualmente por gravidez ou parto
> PML: Teleconsulta será ampliada e chega ao Hospital Talma
> UBS recebem treinamento sobre tratamento da Tuberculose
> Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda
> Dia Mundial da Saúde: Vitória investe em novos equipamentos
> Vacina contra dengue está disponível em todas em Cariacica
> Serra promove evento com muito esporte e bem-estar
> Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
> Biomanguinhos firma parceria para demanda por insulina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET