ESPORTE INTERNACIONAL
Com Seleção em alta, Dunga divulga lista de 23 para Copa América do Chile
Em oito partidas após Mundial de 2014, equipe soma oito vitórias e mantém 100% .
Em 05/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Brasil sofreu na Copa do Mundo. Levou dez gols e marcou um na reta final da competição - 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, e 3 a 0 para a Holanda, na decisão do terceiro lugar. De lá para cá, Luiz Felipe Scolari deu lugar a Dunga e os números mudaram. Foram oito partidas e oito vitórias (100% de aproveitamento). Números que colocaram a seleção brasileira como a melhor equipe após a disputa do Mundial. Nesta terça-feira, às 11h (de Brasília), o treinador vai divulgar a lista de convocados para o primeiro campeonato oficial após o torneio no Brasil: a Copa América, que será disputada no Chile de 11 de junho a 4 de julho.
No desempenho pós Copa, Argentina e Alemanha, que disputaram a decisão do torneio em 2014, ocupam a oitava e a nona colocação, respectivamente. No gráfico abaixo, o GloboEsporte.com computou apenas as dez seleções mais bem colocadas no último ranking da Fifa e as equipes que já foram campeãs mundiais. E o time de Dunga também se destaca ofensivamente e defensivamente. A equipe marcou 18 gols e sofreu apenas dois. Neymar é o artilheiro da nova era Dunga, com 8 gols - média de um por partida.
A Inglaterra surge na segunda colocação, com sete vitórias e um empate. Itália e Colômbia dividem o terceiro posto. Enquanto os europeus disputaram oito partidas (cinco triunfos e três empates), os sul-americanos fizeram sete jogos (seis vitórias e uma derrota). A Holanda, terceira colocada na Copa do Mundo, aparece apenas na 13ª posição no pós-Mundial - foram três triunfos, um empate e quatro derrotas.
Porém, das quatro seleções que aparecem no topo da tabela, o Brasil foi quem enfrentou os rivais mais bem colocados no ranking da Fifa. O time canarinho venceu duas equipes que estão no top 10: Argentina (2º) e Colômbia (4º). Enquanto Inglaterra e Itália, por exemplo, enfrentaram Suíça (6ª) e Holanda (9ª), respectivamente.
Com tais números, Dunga também entrou em uma outra lista histórica: a de treinadores com melhor aproveitamento na seleção brasileira. O atual comandante do Brasil ocupa a quinta colocação, com 78,5%. Em 65 jogos, ele obteve 47 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas. João Saldanha lidera a tabela, com 85,3%. Em seguida aparecem Telê Santana (81,1%), Vicente Feola (80,7%) e Mário Jorge Lobo Zagallo (80,3%).
E Dunga tem tudo para aumentar os números caso consiga um bom desempenho na Copa América e mantenha o retrospecto de vitórias. Para seguir em alta com a Seleção, o treinador dificilmente apresentará alguma novidade na lista desta terça-feira. Após os amistosos de março, triunfos sobre França e Chile, o técnico afirmou que não fugirá dos atletas que testou nas últimas oito partidas. Foram 43 nomes convocados.
Fonte:Globo Esporte