ECONOMIA NACIONAL
Com variação de 0,2%, setor de serviços cresce pelo 3º mês
O volume de serviços no país cresceu 0,2% em abril, na comparação com o mês anterior.
Em 13/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil
O setor também apresentou altas de 1,8% na comparação com abril do ano passado, 2,2% no acumulado do ano e 2,7% no acumulado de 12 meses.
O volume de serviços no país cresceu 0,2% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. É a terceira alta consecutiva do indicador, que já havia crescido 0,4% em março e 0,9% em fevereiro. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

>> Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra
O setor também apresentou altas de 1,8% na comparação com abril do ano passado, 2,2% no acumulado do ano e 2,7% no acumulado de 12 meses.
A receita nominal não variou de março para abril, mas cresceu 7,1% em relação a abril do ano passado e 7,5% tanto no acumulado do ano quanto no acumulado de 12 meses.
A alta de 0,2% na passagem de março para abril é o resultado do crescimento de apenas uma das cinco atividades pesquisadas: transportes, que avançou 0,5%, com serviços auxiliares ao transporte e correio.
É a terceira alta consecutiva do segmento, que acumula ganho de 2,8% em três meses. O desempenho desta atividade foi influenciado pelo aumento de 1,8% do transporte de passageiros. O transporte de cargas, por sua vez, recuou 0,3%.
O transporte aéreo, que é majoritariamente composto pelo transporte de passageiros, foi um dos destaques de abril, com alta de 6,3%.
“Houve uma queda dos preços das passagens aéreas e também um aumento de feriados. O dia 18 foi Semana Santa, depois teve 21 de abril, que é Tiradentes. No Rio, teve São Jorge, no dia 23. A incidência de feriados no mês de abril pode ter ocasionado um aumento do volume de transporte aéreo e também rodoviário coletivo de passageiros”, afirmou o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo.
As outras quatro atividades do setor de serviços apresentaram queda: outros serviços (-2,3%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%); informação e comunicação (-0,2%); e serviços prestados às famílias (-0,1%).
O agregado de atividades turísticas, que é analisado separadamente das cinco atividades, cresceu 3,2% de março para abril, depois de ter caído 0,1% em março. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)
Leia também:
> Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra
> Movimentação portuária bate recorde por 2 meses seguidos
> Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas
> Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF
> Febraban: 82% das transações bancárias são de forma digitais
> Indústria recua em 9 locais do Brasil pesquisados pelo IBGE
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













