CIDADE
Conceição da Barra fará Carnaval com responsabilidade fiscal
O Carnaval 2025, será em modelo mais sustentável e alinhado à realidade financeira do município.
Em 10/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Para o de Conceição da Barra, Erivan Tavares, o Carnaval é uma festa importante para a cidade, mas não pode comprometer áreas essenciais como saúde, educação e assistência social.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, junto da secretária Municipal de Turismo, Tati Beccalli, anunciaram uma mudança significativa no formato do Carnaval 2025, adotando um modelo mais sustentável e alinhado à realidade financeira do município. A decisão foi tomada após reuniões com representantes do comércio, hotelaria, ambulantes e moradores, garantindo um evento que valoriza a tradição local sem comprometer as contas públicas.
Desde o início da gestão, a administração municipal tem enfrentado desafios financeiros, incluindo dívidas herdadas da gestão anterior. Entre as pendências, destaca-se a falta de pagamento das rescisões de trabalhadores, que foi uma das prioridades do atual governo.
Para o prefeito Erivan Tavares, o Carnaval é uma festa importante para a cidade, mas não pode comprometer áreas essenciais como saúde, educação e assistência social.
“A gestão pública exige responsabilidade. O Carnaval é uma festa importante para nossa cidade, mas não podemos comprometer áreas essenciais como saúde, educação e assistência social em nome de um evento. Nossa prioridade é garantir que o município volte a funcionar de forma plena, respeitando nossos compromissos com a população e com os trabalhadores.”
Novo Formato
O modelo adotado para 2025 mantém a essência da festa, mas com palcos menores e tendas culturais espalhadas por pontos estratégicos da cidade, garantindo diversidade musical e cultural para moradores e turistas. Além disso, os blocos de rua terão papel fundamental na animação da sede e de Itaúnas, mantendo a energia do Carnaval barrense viva e fortalecendo a identidade cultural do município.
As ambulantes Katyane e Ytala estão confiantes no novo modelo de Carnaval. Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra
Outra novidade é a programação diurna, com palcos montados nas praias, onde atrações se apresentarão das 12h às 16h, proporcionando mais opções de lazer para quem deseja curtir a folia à beira-mar. Essa iniciativa visa descentralizar a festa, distribuir melhor o público e criar novos espaços para a celebração.
A secretária de Turismo, Tati Beccalli, reforçou que a mudança visa não apenas a responsabilidade fiscal, mas também a inclusão e valorização da cultura local.
“Estamos focados em criar um Carnaval vibrante e acessível, onde todos possam curtir a folia de maneira segura e organizada. Queremos que tanto moradores quanto turistas tenham uma experiência inesquecível, fortalecendo nossa cidade como um dos destinos mais procurados do Espírito Santo.”
Apoio
As ambulantes Katyane e Ytala, estão confiantes de que será uma festa organizada e com oportunidades para todos.
“As mudanças desse ano mostram responsabilidade com a cidade e com a gente que trabalha no Carnaval. Estamos confiantes de que será uma festa organizada, inclusiva e com oportunidades para todos.”
A empresária e membro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Stela Castro, entende que o novo modelo equilibra a tradição da festa com a responsabilidade financeira.
“O novo modelo do Carnaval equilibra a tradição da festa com a responsabilidade financeira, beneficiando tanto os empresários quanto a economia local. É uma decisão consciente que garante um evento organizado e sustentável para todos.”
Para o músico Ty Henry, o novo formato do Carnaval valoriza a cultura local e mantém viva a tradição da festa com organização e responsabilidade.
“Esse formato do Carnaval valoriza a cultura local e mantém viva a tradição da nossa festa. Como artista, vejo essa mudança como uma oportunidade de levar nossa música a mais pessoas, com organização e responsabilidade.”
Compromisso
O prefeito Erivan Tavares ressaltou que a mudança é uma medida excepcional para este ano, ajustada ao atual cenário econômico do município.
“Estamos trabalhando com a realidade que encontramos. Jamais tomaria uma decisão que comprometesse o futuro da cidade ou prejudicasse o funcionamento de áreas vitais da nossa gestão. O Carnaval continuará, mas de forma responsável e, neste momento, com ajustes necessários para garantir o equilíbrio financeiro.”
Em breve, a Prefeitura de Conceição da Barra, por meio da Secretaria de Turismo, divulgar[a a programação completa do evento, reforçando o compromisso de preservar a tradição do Carnaval de Conceição da Barra, promovendo uma festa segura, organizada e ainda mais diversificada.
Leia também:
> PMVV inaugura praça e fará obras de contenção de encosta
> Vila Velha vai ampliar e construir quadra coberta em escola
> Procon dá início a Operação Carnaval em Cachoeiro
> Crescimento imobiliário gera arrecadação recorde de ITBI
> Trânsito terá interdição em Itapuã para o "Jesus Vida Verão"
> Procon Serra promove evento de renegociação de dívidas
> Serra cumpre cronograma diário de limpeza pelos bairros
> Construções em área irregular são demolidas na Serra
> Barra do Riacho, em Aracruz será contemplada com viaduto
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET