NEGÓCIOS
Confiança dos empresários capixabas permanece otimista
Índice não apresentava um resultado tão positivo no mês desde 2012.
Em 28/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Vitória (ICEC) permaneceu no nível otimista e registrou 115,1 pontos em agosto, uma alta de 9,4% em relação ao mesmo período no ano passado, sendo a maior marca do índice geral obtido para o mês desde 2012. Apesar da confiança bastante elevada no início do ano, o indicador não conseguiu segurar o nível alcançado no primeiro trimestre devido à piora na avaliação das condições atuais da economia. A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada com análise local pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, aponta que não houve crescimento em relação ao mês anterior, com um recuo de 2,7%.
Em relação ao ano passado, os três subíndices calculados pela pesquisa ainda obtiveram alta. A avaliação das Condições Atuais avançou 14,6%, a das Expectativas para os próximos meses subiu 11,5% e o que avalia as condições de Investimentos avançou 2,6%. Já em comparação a julho, os subíndices recuaram, com destaque para a piora nas avaliações das condições atuais da economia, do setor e da empresa, com recuo de 5,2%, marcando 88,1 pontos.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que os números estão melhores que os do ano passado, mas com o ritmo fraco da atividade econômica e a instabilidade dos indicadores de vendas. “A confiança dos empresários do comércio ficou abalada. De outro lado, têm-se os consumidores também cautelosos para consumir”, explica.
Ainda assim, o presidente revela seu otimismo no terceiro trimestre do ano. “Para os próximos meses, a pesquisa revelou que a maioria dos comerciantes (67,3%) possuem planos para aumentar o quadro de funcionários, refletindo o otimismo para as vendas de final de ano”, conclui.
Brasil
O ICEC apurado para o Brasil recuou para 114,9 pontos no mês de agosto de 2019, o que representou uma queda de 1% em relação a julho. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 10,8%.
Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.