EDUCAÇÃO
Congresso Educacional das Escolas Particulares será dias 21 e 22
O Congresso vai debater inovação, sustentabilidade e humanização nas instituições de ensino
Em 05/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Fotos: Divulgação/SinepES/(Montagem: Correio Capixaba)
O 13º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, que será realizado pelo Sinepe/ES, vai reunir 18 palestrantes para debater sobre inovação, sustentabilidade e humanização nas instituições de ensino.
A educação está em constante movimento e atualização. Para acompanhar esse ritmo acelerado de mudanças, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) realizará, nos dias 21 e 22 de agosto, o 13º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, no Centro de Convenções de Vitória. Com o tema "Urgências do agora: como aliar inovação, sustentabilidade e humanização", o evento promete reunir mais de 1,5 mil educadores, professores, coordenadores, pedagogos, gestores e mantenedores de todo o estado.
As inscrições já estão abertas pelo site www.sinepe-es.org.br, com condições especiais para associados: cada instituição tem direito a cinco cortesias, além de 50% de desconto nos demais ingressos. Escolas não filiadas também vão ganhar uma cortesia. A programação inclui palestras, painéis e oficinas com 18 especialistas de renome nacional, além de uma arena exclusiva de inovação e empreendedorismo e um evento exclusivo para mantenedores do ensino superior: o Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

A proposta do SinepES é focar na formação continuada dos profissionais da educação capixaba. Foto: Divulgação/SinepES
Segundo o presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis, o Congresso será um lugar onde os profissionais da educação possam refletir sobre como fazer mais e melhor nas instituições de ensino.
"A proposta do Congresso é ser um grande espaço de formação e de troca, um lugar onde os profissionais da educação possam se atualizar com as tendências e refletir sobre como podemos fazer mais e melhor em nossas instituições de ensino para buscarmos sempre manter um aprendizado de excelência.”
Ainda segundo Lellis, a proposta do Cogresso é reafirmar o papel do Sinepe/ES como protagonista na formação continuada dos profissionais da educação capixaba
“O Congresso Educacional 2025 reafirma o papel do Sinepe/ES como protagonista na formação continuada dos profissionais da educação capixaba e como agente ativo no fortalecimento das instituições de ensino particular no estado. Nossa expectativa é que cada participante saia de lá com repertório e novas possibilidades para transformar sua realidade educacional.”
A vice-presidente da entidade, Roberta Bonelli, declarou que o evento vai além de uma programação técnica, por ser um encontro com propósito.
“Os temas foram escolhidos para apoiar os educadores na missão de transformar vidas por meio da educação. Estamos preparando um evento acolhedor e inspirador.”
Entre os nomes confirmados para as palestras no auditório principal do Centro de Convenções de Vitória, estão Ricardo Henriques, professor, economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco, que falará sobre o motor da transformação do Brasil; Regina Shudo, referência em educação infantil e diretora da Amaná Educacional e do Instituto Infâncias, que vai abordar o papel da escola na sociedade; Carolina Campos, fundadora executiva do Vozes da Educação e especialista em inovação educacional, com o enfoque sobre a escola humanizada; Martha Gabriel, professora, futurista, escritora e referência internacional em inovação e tendências, com o tema da educação do futuro.
Inteligência artificial
Ademar Celedônio, professor de Matemática e especialista em Enem e políticas públicas, vai dar palestra sobre inteligência artificial e seus impactos na educação, enquanto Tania Fontolan, diretora pedagógica da Somos Educação, vai abordar a formação necessária para um mundo digital. Raquel Carlos, diretora acadêmica do Edify Education, pretende detalhar sobre a gestão do conhecimento por meio das competências de aprendizagem para a vida, e Bruna Cassaro, professora, pedagoga, escritora e mestranda em Educação, irá mostrar a importância da inovação.

Na Arena de Inovação haverá oficinas e palestras voltadas para práticas inovadoras nas instituições. Foto: Divulgação/SinepES
Além do auditório principal, a grande novidade do Congresso neste ano é a Arena de Inovação e Empreendedorismo, um espaço para startups e grandes empresas apresentarem soluções inovadoras para atender às diversas demandas das instituições de ensino. Além disso, o local vai contar com oficinas e palestras voltadas para práticas inovadoras nas instituições. Entre os destaques estão temas como proteção de dados, inteligência artificial aplicada à educação, gamificação, robótica educacional, educação ambiental e contraturno musical. A arena também contará com uma palestra voltada exclusivamente para gestores e mantenedores do ensino superior sobre liderança transformadora e a administração da gestão escolar.
Durante os dois dias de evento, os participantes também poderão visitar a ExpoSinepe/ES, espaço que reunirá parceiros, editoras, instituições e fornecedores do setor educacional, proporcionando conexões valiosas e oportunidades de negócios. Haverá ainda espaços para happy hour, sorteios, premiação de caravanas e momentos especiais de bate-papo e networking com palestrantes e colegas de profissão.
Encontro regional da ABMES
De forma simultânea ao Congresso, será realizado o ABMES Regional Sudeste, um encontro que promete aprofundar as discussões sobre os desafios da educação superior, especialmente diante do novo marco regulatório e das transformações digitais. A programação reunirá especialistas como Débora Guerra, Paulo Chanan, Bruno Coimbra, Iara de Xavier, Ryon Braga e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).
O evento tratará de temas como os novos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), impactos do Novo Decreto 12.456/25, desafios da educação a distância, expansão dos cursos de Medicina e as novas diretrizes para a supervisão e regulação do ensino superior.
A participação no ABMES Regional será gratuita para associados ao Sinepe/ES, mediante inscrição prévia. Para garantir o benefício, os interessados devem solicitar o cupom pelo telefone (27) 98802-1619 ou pelo e-mail relacionamento@sinepe-es.org.br.
Serviço::
"13º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo"
Tema: Urgências do agora: como aliar inovação, sustentabilidade e humanização
Datas: 21 e 22 de agosto
Local: Centro de Convenções de Vitória
Horário: A partir das 8h
Investimento: R$ 420 (individual).
Associados ao Sinepe/ES têm direito a cinco cortesias e 50% de desconto nos demais ingressos. Além disso, todas as escolas particulares do Espírito Santo que não são filiadas vão receber uma cortesia para participar do congresso.
Inscrições: www.sinepe-es.org.br
Informações: recepcao@sinepe-es.org.br
Telefone: (27) 99601-6872
Programação
Dia 21/08, quinta-feira
8h – Credenciamento e visita à ExpoSinepe/ES
9h – Abertura oficial
9h30 – Palestra magna “Educação: o motor da transformação do Brasil”, com Ricardo Henriques, economista, superintendente executivo do Instituto Unibanco e professor Associado da Fundação Dom Cabral (FDC)
10h30 – Pausa para café e início das conexões com educadores e parceiros na ExpoSinepe/ES
11h30 – Palestra “Criando uma cultura aberta a inovação”, com Bruna Cassaro, professora, psicopedagoga, escritora, mestranda em Educação e especialista da Nova Educação na Prática
12h30 – Intervalo para almoço e meet up
14h – Palestra “Qual o papel da escola dentro de uma sociedade transformadora”, com Regina Shudo, pedagoga, especialista em Educação Infantil, escritora, coordenadora do Programa Saberes (voltado à formação continuada dos profissionais da educação infantil) e diretora da Amaná Educacional e do Instituto Infâncias.
15h – Pausa para café e networking na ExpoSinepe/ES
16h – Palestra “A escola do futuro é humana”, com Carolina Campos, professora, advogada, mestre em Políticas Públicas, especialista em inovação educacional na escola de extensão da Universidade de Harvard, fundadora e diretora-executiva do Vozes da Educação e conselheira do Conselho Representativo da Fundação Lemann,
17h – Encerramento e happy hour
Dia 22/08, sexta-feira
8h – Credenciamento e visita a ExpoSinepe/ES
9h – Palestra “IAgora? Compreensões e impactos na educação”, com Ademar Celedônio, professor de Matemática e autor de material didático, que acumula experiência de mais de 30 anos no setor de educação básica como professor, coordenador, diretor e palestrante especializado em Enem e políticas públicas para educação; atua no SAS Educação desde 2015
10h – Pausa para café e networking na ExpoSinepe/ES
11h – Palestra “Formação para um mundo inédito e digital”, com Tania Fontolan, graduada em História, mestre em Antropologia Social, diretora pedagógica na Somos Educação, onde coordena a área de Science In Learning e a PROFs (Plataforma de cursos on-line para formação de professores
12h – Intervalo para o almoço e meet up
14h – Palestra “Gestão do conhecimento: preparando alunos para um mundo em transformação através de competências de aprendizagem para a vida”, com Raquel Carlos, diretora Acadêmica do Edify Education, atua na área de educação e tecnologia, tendo passado por alguns dos maiores e mais respeitados programas bilíngues e centros de idiomas no Brasil
15h – Pausa para café e networking na ExpoSinepe/ES
16h – Palestra “A educação do futuro: pensar além, agir agora”, com Martha Gabriel, engenheira, futurista, professora, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em Artes e Formação Executiva (MIT), escritora, colunista do MIT Sloan Management Brasil e MIT Technology Review Brasil
17h – Encerramento com sorteios e premiação da maior caravana
Programação da Arena
Dia 21/08, quinta-feira
10h50 – Abertura da Arena Inovação e Empreendedorismo
11h – Educação ambiental: O caminho para o futuro (Secti-ES), com Luiz Fernando Schettino
11h40 – Oficina: Em um mundo de IA, qual o papel da tecnologia desplugada? (Microkids), com Ellen Camargo
14h – Liderança transformadora: A administração na gestão escolar em tempos de mudança (CRA-ES), com Erthelvio Monteiro Nunes Junior, mestre em Administração e vice-presidente do CRA-ES – palestra voltada para gestores de instituições de ensino superior
15h – Gestão escolar no Século XXI: Inteligência artificial, proteção de dados e convivência segura (Layers), com Rúbia Ferrão
Dia 22/08, sexta-feira
9h – Projeto de vida e atitude empreendedora (FTD Educação), com Claudia Rodrigues
10h – Robótica educacional em ação: Como transformamos tecnologia em aprendizado (Ensina Mais), com José Junior
11h – Uso da IA como ferramenta na educação 4.0 (Senac-ES), com Guilherme Peterline
12h – Oficina: Computação é obrigatório, e agora? (Microkids), com Lisalba Camargo
14h – Gamificação no processo ensino aprendizagem (Senac-ES), com Taiany Ramos e Poliana Oliveira
15h – Contraturno musical: Potencializando habilidades socioemocionais (Sesi-ES), com Marcelo Coelho.
(Por Kelly Kalle/AsImp-C2)
Leia também:
> Escola em tempo integral com jornada mínima de 35hs semanais
> Alunos exploram Vitória por meio de cartografias e figurinhas
> Chamadão da EJA chega ao interior com ações de mobilização
> Marataízes é destaque nacional em educação integral
> Detran|ES abre novas inscrições para o Curso de Mecânica
> As 12 melhores escolas do Estado no Enem 2024 são particulares
> Professores da rede municipal de Guarapari terão reajuste salarial
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













