SAÚDE

Congresso europeu discute eficácia de terapias para esclerose múltipla.

O evento será realizado em Barcelona, na Espanha, entre 7 e 10 de outubro.

Em 02/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

CAMBRIDGE, Mass – O 31º Congresso da European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS), que será realizado em Barcelona, na Espanha, entre 7 e 10 de outubro, contará com mais de 50 apresentações de dados de investigações por meio de palestras e posters técnicos sobre as terapias para esclerose múltipla (EM) da Genzyme, empresa de biotecnologia do Grupo Sanofi. A companhia apresentará também dados sobre o seu portfolio em EM.

Dentre as apresentações, uma análise sobre a redução do risco de progressão da incapacidade em pacientes com EM tratados na fase inicial versus tardia, com 14 mg de teriflunomida, uma das terapias desenvolvidas pela empresa. Também será apresentado um estudo sobre a eficácia da teriflunomida em pacientes com EM, porém, com uma apresentação inicial de neurite óptica - uma análise do subgrupo oriundo do estudo TOPIC de Fase III-; e o custo-eficácia de tratamentos modificadores de doença de primeira linha para a EM recorrente remitente.

Já sobre o alentuzumabe, considerada uma terapia transformadora para a doença, os estudos reforçam o seu resultado inovador. Dentre eles, o fato de não haver evidências de atividade da doença em pacientes com EM recorrente remitente ativa, que trocaram o interferon beta-1a subcutâneo pelo alentuzumabe: fase de extensão dos estudos CARE-MS I e II; e a eficácia duradoura do alentuzumabe observada nos resultados clínicos de cinco anos em pacientes com EM recorrente remitente ativa, que não haviam sido tratados anteriormente, sendo que a maioria deles, não foi tratada durante quatro anos: extensão do estudo CARE-MS I, entre outras.

A Genzyme também realizará o simpósio satélite “Preservando o Cérebro e as Funções: Evolução da Patofisiologia Celular T e B até o Tratamento”, na manhã da quinta-feira, 8 de outubro. A programação científica completa está disponível no link http://www.professionalabstracts.com/ectrims2015/iplanner/

Além de disponibilizar suas terapias em diversos países, inclusive no Brasil, a Genzyme possui áreas de pesquisa e de desenvolvimento (P&D) sobre a esclerose múltipla, que procuram atender às necessidades ainda não supridas para as formas recorrentes e progressivas da doença, por meio de pesquisas sobre imunomodulação seletiva, neuroproteção e remielinização.

Sobre as terapias inovadoras

O alentuzumabe (Lemtrada®) foi aprovado em mais de 40 países, e tem como base um programa de desenvolvimento clínico amplo e completo, que envolveu quase 1,5 mil pacientes e 5,4 mil paciente-anos de acompanhamento. O alentuzumabe é um anticorpo monoclonal que tem como alvo a CD52, uma proteína abundante nas células T e B. Pensa-se que as células T e B circulantes são responsáveis pelo processo inflamatório danoso na EM. Embora o mecanismo exato de ação não seja plenamente compreendido, presume-se que há uma destruição dos linfócitos T e B circulantes depois de cada ciclo de tratamento. A seguir, a contagem de linfócitos aumenta ao longo do tempo com uma reconstituição da população de linfócitos, que varia entre os diferentes subtipos de linfócitos. Já a teriflunomida (Aubagio®), aprovada em mais de 50 países, já tratou mais de 40 mil pessoas em todo o mundo. A teriflunomida é um imunomodulador com propriedades anti-inflamatórias. Embora o seu mecanismo exato de ação para não seja totalmente conhecido, ele pode envolver uma redução no número de linfócitos ativados no sistema nervoso central (SNC). O medicamento apresenta um dos maiores programas clínicos para qualquer terapia da EM, com mais de cinco mil participantes dos estudos, em 36 países.

Sobre a Genzyme, uma empresa do Grupo Sanofi

Há mais de 30 anos, a Genzyme é pioneira em pesquisar, descobrir e proporcionar terapias transformadoras a pacientes com necessidades médicas raras e debilitantes. Nossos alvos são alcançados por meio de pesquisas de classe mundial e com paixão e comprometimento de nossos colaboradores. Com foco em doenças raras e esclerose múltipla, nos dedicamos a causar um impacto positive na vida dos pacientes e familiares aos quais servimos. Esse objetivo nos guia e inspira todos os dias. O portfólio de terapias transformativas da Genzyme é comercializado ao redor do mundo e representa avanços inovadores na medicina para a salvação de vidas. A Genzyme, uma empresa do Grupo Sanofi, se beneficia do alcance e dos recursos de uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, compartilhando o compromisso de melhorar a vida dos pacientes. Veja mais:  www.genzyme.com.

Genzyme®, AUBAGIO®, e LEMTRADA®  são marcas registradas da Genzyme Corporation. Todos os direitos reservados. Texto adaptado do original em inglês.

Por Kreab-Ascom