SAÚDE
Conselho Estadual de Saúde do ES tem sede ampliada
O lugar destinado ao Conselho continua sendo no térreo da unidade.
Em 12/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta terça-feira (10), o Conselho Estadual de Saúde (CES) recebeu sua nova sede. O lugar destinado ao Conselho continua sendo no térreo da unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Bento Ferreira, Vitória, mas em um espaço ampliado.
A inauguração contou com a participação dos subsecretários de Planejamento e Transparência da Saúde e de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Tadeu Marino e Rafael Grossi, respectivamente; do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Luiz Carlos Reblin; de profissionais da Gerência de Vigilância em Saúde da Sesa; de conselheiros estaduais e municipais; e representantes de movimentos sociais.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, Tadeu Marino destacou a importância do controle social para a Sesa e da nova estrutura. “A Secretaria tem como prioritário o controle social. E entende que o Sistema Único de Saúde não pode existir sem ele. É uma estrutura fantástica e um espaço físico importante e que melhora, sim, a eficiência de trabalho. Não só aqui, mas em qualquer local que trabalhamos tem que ter qualidade”, disse o subsecretário.
Para o presidente do Conselho, o CES está ganhando uma formatação significativa e um dos motivos é pela sua estrutura. “Além de ser importante termos a possibilidade de cada segmento coordenar e presidir o conselho, a estrutura física precisa ser adequada à nossa necessidade. O Conselho tem hoje uma estrutura bastante digna para a utilização pelos servidores e por àqueles que representam os diferentes segmentos do conselho”, afirmou Luiz Carlos Reblin.
O representante do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins, parabenizou à Sesa pelo novo espaço. “Queria parabenizar a Sesa pela reforma, pela acessibilidade do espaço, que é uma preocupação do Ministério da Saúde”.
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual.
Ex-presidentes do Conselho
As ex-presidentes do Conselho Estadual de Saúde, Josenir Valin de Araújo e Maria Maruza Carlesso estiveram presentes na inauguração. Josenir Valin, presidente representante dos usuários, na gestão 2017-2018, parabenizou pela acessibilidade do espaço. “Há quem diz que espaço físico não importa, mas importa, sim, e muito, e chegar a um espaço como este, onde se tem acessibilidade, já é um bom caminho”.
Já a ex-presidente representante dos trabalhadores na gestão 2018-2019, Maria Maruza, falou que se sente em casa no Conselho. “Eu fui uma das fundadoras do CES e digo que é muito importante estar aqui neste espaço. E sintam-se em casa, pois se sentir em casa é achar que isso é parte da sua vida e o CES e o controle social fazem parte da minha história”.
Novo espaço
O local agora conta com uma sala de reuniões para aproximadamente 60 pessoas, sala para os conselheiros, sala para o secretário executivo e um espaço destinado à área de apoio administrativo, todos com novo mobiliário.
A obra teve início no segundo semestre de 2018, e teve um orçamento total de R$ 788.735,96. Os conselheiros estaduais de Saúde também terão acesso ao novo auditório da Secretaria, que tem capacidade para 60 pessoas.
O secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Fraga, ressaltou a ampliação. “Pela primeira vez temos um espaço adequado para que o Conselho possa cumprir o seu papel, desempenhar bem a sua função. Ter uma estrutura para poder estudar as matérias que a Secretaria e a saúde pública nos apresentam para debate e deliberação. Isso é inédito e fantástico!”.
Fraga agradeceu à Sesa pelo empenho no trabalho. “Tenho certeza que esse espaço produzirá muito debate importante, política de saúde para o SUS que possa melhorar a qualidade do atendimento à população capixaba. Como secretário executivo é um prazer imenso pois neste momento inaugura um novo momento do CES”.(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)