SAÚDE

Consulta médica poderá ser confirmada ou desmarcada pela internet em Vitoria/ES.

O serviço Web Check-in poderá ser acessado por computador, tablet ou celular.

Em 15/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma ferramenta desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação (Sub-TI) da Prefeitura de Vitória ajudará a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a aproveitar com rapidez consultas desmarcadas por usuários, disponibilizando a vaga para outros pacientes.

O serviço Web Check-in poderá ser acessado por computador, tablet ou celular. O projeto piloto começará a funcionar, inicialmente, na Unidade de Saúde Itararé, a partir desta quarta-feira (15).

Para confirmar ou desmarcar a consulta, o usuário precisará acessar o link http://minhaconsulta.vitoria.es.gov.br de casa, do trabalho ou gratuitamente de qualquer ponto da cidade com acesso ao Vitória Online (internet gratuita).

Ao fazer o agendamento, o usuário será identificado por um código localizador no sistema. Posteriormente, ele receberá um torpedo lembrando a consulta e com o link direto para marcar ou desmarcar o agendamento com até 72 horas de antecedência. É preciso seguir passo a passo até receber a mensagem de confirmação.

"Inicialmente, não haverá prejuízo para quem não acessar o link e confirmar ou não a consulta. A ideia é que, com o tempo, os usuários aprendam a utilizar o recurso, assumindo sua parte na responsabilidade de melhor utilizar os serviços de saúde", explicou a subsecretária de Atenção a Saúde, Karina Dalleprani.

Faltas

Em média, quatro em cada 10 pacientes com consultas marcadas na rede municipal de saúde faltam no dia agendado. Itararé está entre as unidades com maior número de faltosos.

Apesar de parte dessas consultas poder ser aproveitada por meio de encaixe de paciente que aguarda na unidade, outra parte é desperdiçada, gerando fila de espera para agendamento. E essa é uma das principais reclamações de usuários dos serviços de saúde público e particular.

Com a nova ferramenta, a Semus espera otimizar a oferta de consultas, conscientizando o usuário a ser corresponsável na utilização dos serviços.

Fonte:PMV