SAÚDE

Consultório na Rua de Vitória é referência no Espírito Santo

Equipe técnica referência em Saúde da População em Situação de Rua recebeu visita técnica

Em 09/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O Consultório na Rua conta com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de Enfermagem, técnico de saúde bucal, todos capacitados para atuar no programa.

A equipe técnica referência em Saúde da População em Situação de Rua de Vitória recebeu a visita técnica da equipe de saúde do município de Linhares, nesta quinta-feira (5), para uma reunião sobre o serviço Consultório na Rua de Vitória.


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram e concorra
a Ingressos para o Clássicoa Retrô Anos 80, no Steffen

No encontro estiveram presentes a secretária de Saúde de Linhares, Sônia Dalmolim, profissionais da atenção primária à saúde do município e profissionais que atuam no Consultório na Rua de Vitória.

>> PMVV: Carro Rosa vai intensificar as ações do Outubro Rosa

"O serviço de Consultório na Rua de Vitória é referência no Estado pelo tempo de implantação, uma vez que o serviço existe há mais de 10 anos, e por funcionar bem. A equipe tirou muitas dúvidas sobre o processo de trabalho, desde a forma da abordagem a essas pessoas até equipamentos utilizados, efetivação de cadastros e vínculos. Agradecemos muito à gestão da secretária Magda, à gerente de Atenção à Saúde, Luciana Malini e à referência técnica Anita. O encontro foi muito enriquecedor e esperamos esse serviço funcione em Linhares com a mesma qualidade com que ele funciona em Vitória ", afirmou Sônia.

A gerente de Atenção em Saúde de Vitória, Luciana Malini, destaca a importância da integração entre os serviços no atendimento a esse público.

"Além de muita dedicação, o atendimento às pessoas em situação de rua também exige muito diálogo, experiência e integração entre os serviços, uma vez que essas pessoas circulam entre cidades e realidades diferentes. A equipe de saúde de Vitória ficou muito feliz por partilhar nossas experiências em favor de uma iniciativa e um serviço tão importantes", afirmou Luciana.

Serviço

O Consultório na Rua conta com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de Enfermagem, técnico de saúde bucal, todos capacitados para atuar no programa. A atuação consiste em um trabalho muito complexo, a começar pela abordagem e pela criação de um vínculo de confiança com as pessoas em situação de rua, passando pela persistência na oferta do serviço até o início de um tratamento efetivo.

A equipe é itinerante e realiza o atendimento nos próprios locais de permanência das pessoas. Também são realizadas ações de educação em saúde, através de oficinas. Quando necessário, essas pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros serviços da rede municipal de saúde, como por exemplo Unidades de Saúde, Pronto Atendimento, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, dentre outros. (Secom/PMV)

Leia também:

PMVV: Carro Rosa vai intensificar as ações do Outubro Rosa
Maruípe recebe mobilização para prevenção do câncer
Aracruz reforça ações de prevenção ao câncer de mama
Cariacica: fim de semana será de vacinação sem agendamento
Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
PMVV: Mutirão de Saúde da Mulher em todas as regiões 
Diagnóstico tardio da osteoporose prejudica tratamento
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (5)
Vila Velha tem 8 postos de vacinação durante Outubro Rosa
Sábado será da mulher nas Unidades de Saúde da Serra
Mutirão para exames atende 500 mulheres em Linhares

TAGS:
VITÓRIA | SAÚDE | POPULAÇÃO | CONSULTÓRIO DE RUA | REFERÊNCIA