SAÚDE
Covid: Linhares aplica vacina de reforço com Janssen e Pfizer
Quem tomou a vacina Janssen, já pode procurar as Unidades de Saúde para dose de reforço
Em 13/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Linhares, o município recebeu, nesta quinta (09), apenas 800 doses da vacina Janssen para uma demanda, no município, de mais de 5 mil doses.
Quem tomou a vacina Janssen (dose única), e está apto a receber a dose de reforço (D3) para a vacina Covid-19 já pode procurar as Unidades de Saúde no município de Linhares para se vacinar com os imunizantes Janssen e Pfizer. A informação é da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Linhares, o município recebeu, nesta quinta (09), apenas 800 doses da vacina Janssen para uma demanda, no município, de mais de 5 mil doses. Por isso, o complemento será feito com a vacina Pfizer.
O uso de outra vacina para aplicar a dose de reforço para quem havia sido vacinado com dose única passou a valer depois que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), atualizou, nesta quarta-feira (08), as recomendações para a aplicação da dose de reforço na população que recebeu a dose única da Janssen.
Assim, as pessoas de 18 a 59 anos que receberam a dose única no intervalo de cinco meses e de idosos acima dos 60 anos que receberam a Janssen no intervalo de 90 dias já podem ser imunizadas com as vacinas Janssen ou Pfizer em Linhares. Não é necessário agendamento.
Opção
Pela decisão do Governo do Estado, fica válido em todo território capixaba o uso do imunizante Pfizer e AstraZeneca como opção à dose de reforço na indisponibilidade da vacina Janssen (esquema heterólogo) à população de 18 anos a 59 anos que recebeu a dose única no intervalo de cinco meses e de idosos acima dos 60 anos que receberam a dose única no intervalo de três meses (90 dias).
A definição é uma estratégia estadual em virtude do longo tempo para resposta por parte do Ministério da Saúde em relação ao envio necessário de doses da Janssen ao Estado para contemplar os 104 mil capixabas que receberam a dose única anteriormente.
De acordo com a Sesa, a medida está embasada em dados epidemiológicos, evidências científicas e discussões com especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis no uso do sistema heterólogo entre imunizantes para a vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19).
Ainda conforme a decisão da Secretaria de Saúde, havendo doses da Janssen disponíveis, o reforço homólogo (a vacina da dose anterior), poderá ser feito para quem tomou a dose única, com exceção das gestantes e puérperas que devem ser imunizadas com a Pfizer. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> A Ômicron representa um risco global "muito alto", diz OMS
> Obesidade e sobrepeso em idosos crescem de 2006 a 2019
> Estudo revela por que sobrepeso é fator de risco para covid
> Fiocruz entrega 2,9 milhões de doses da vacina AstraZeneca
> Vacinação segue neste sábado em dois shoppings da Serra
> Serra leva vacinação contra a Covid-19 para praia de Jacaraípe
> Vitória realiza força-tarefa no combate ao mosquito da dengue
> Vacinação e testagem em massa na Vila Natalina em Vila Velha
> Aeroportos brasileiros terão postos de vacinação contra covid
> OMS diz que proteção de vacinas contra Covid é de 6 meses
TAGS: LINHARES | COVID-19 | VACINA | JANSSEN | PFIZER