SAÚDE

CRE de Colatina/ES já ofereceu 35.861 consultas neste ano .

Para receber o atendimento, é preciso que o usuário procure uma unidade de saúde mais próxima.

Em 11/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O cidadão que reside no interior do Estado e que precisa de atendimento médico ambulatorial especializado pode ter acesso ao serviço nos Centros Regionais de Especialidades (CREs). No CRE de Colatina foram ofertadas no primeiro semestre deste ano 35.861 consultas. O local atende pacientes de 20 municípios e dispõe, atualmente, de 18 especialidades médicas
 
Para receber o atendimento, é preciso que o usuário procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e passe por uma avaliação médica. A diretora geral do CRE de Colatina, Gislani Mara Rodrigues Colombo, explica que a marcação da consulta para as especialidades ofertadas no CRE é feita pelo próprio município
 
De acordo com a diretora, os municípios possuem uma cota mensal para agendar o atendimento. “O CRE de Colatina não realiza a marcação de consultas, apenas gerencia o atendimento médico. O agendamento é competência do município e é repassado ao Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência Regional de Saúde de Colatina”, acrescenta Gislani.
 
Entre o período de janeiro e junho deste ano foram realizadas 26.721 consultas, entre as especialidades de alergia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia, gastroenterologia hepatite e infectologia hepato (acompanhamento médico exclusivo para pacientes do programa especializado em hepatites virais), nefrologia pediátrica e neuropediatria.
 
O serviço também oferece especialistas em neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia, psicologia, psquiatria para adultos, psiquiatria para adolescentes e urologia. No entanto, a quantidade de faltas a essas consultas é considerada grande pela diretora geral do CRE de Colatina. 
 
“Nesse período, foram registradas 23,70% de faltas. Ou seja, das 26.721 consultas agendadas, 8.303 não foram realizadas. Em muitos dos casos, o paciente não comunica à Agência Municipal de Agendamento (AMA) que não poderá comparecer à consulta, impossibilitando a substituição da vaga”, ressalta Gislani Colombo.
 
A chefe do Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Fabricia Campo Dall'Orto, reforça a importância do paciente entrar em contato com a AMA para informar que faltará à consulta, pois, dessa forma, outra pessoa pode ser agendada para o horário em que houve desistência.
 
O Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina atende os municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Valério, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Vila Pavão, Itaguaçu, Itarana e Boa Esperança.

CRE de Colatina

Período:janeiro a junho de 2015

Consultas Ofertadas: 35.861

Consultas Agendadas:35.024

Consultas Realizadas:26.721

Faltas:8.303 (23,70%)

 
 
Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina
Endereço: Rua Aroldo Antolini, s/n, Prédio do INSS, 1º andar, bairro Esplanada, Colatina – ES. CEP: 29702-080
Telefone: (27) 3177-7921 / (27) 3722-4197
 
Fonte:Secom ES