SAÚDE

Cuidado bucal na gestação fortalece a saúde da mãe e do bebê

Unidades de saúde da Prefeitura de Vila Velha oferecem o serviço de pré-natal odontológico.

Em 22/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

O cuidado bucal durante a gestação se torna ainda mais importante devido às alterações hormonais da gestação, que podem favorecer o surgimento de gengivite, cáries e infecções, condições que, se não tratadas, podem impactar a saúde da mãe e do bebê.

Com o objetivo de orientar, prevenir e tratar possíveis problemas bucais, contribuindo para o bem-estar da mãe e para o desenvolvimento saudável do bebê, 22 unidades de saúde da Prefeitura de Vila Velha oferecem o serviço de pré-natal odontológico. Durante as consultas, as gestantes passam por avaliações, recebem orientações sobre higiene bucal e, quando necessário, realizam tratamentos odontológicos.
 
O cuidado bucal durante a gestação se torna ainda mais importante devido às alterações hormonais da gestação, que podem favorecer o surgimento de gengivite, cáries e infecções, condições que, se não tratadas, podem impactar a saúde da mãe e do bebê.
 
Segundo a Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, a orientação é que a mulher busque o atendimento odontológico logo ao confirmar a gravidez, pois o acompanhamento desde os primeiros meses permite identificar e tratar eventuais alterações de forma antecipada, contribuindo para a redução de riscos ao longo da gestação.
 
Perigos

Manter a saúde bucal em dia durante a gestação é fundamental também para o desenvolvimento do bebê. Infecções bucais podem causar dor e dificuldade na alimentação da gestante, prejudicando sua nutrição e bem-estar, além de estarem associadas a um maior risco de parto prematuro e de baixo peso ao nascer.
 
O acompanhamento odontológico contribui ainda para orientar as futuras mães sobre os cuidados com a própria saúde bucal, com a amamentação e com a higiene oral do bebê nos primeiros meses de vida.
 
Atendimento


Em Vila Velha, o serviço é ofertado em 22 Unidades de Saúde que contam com atendimento odontológico. As gestantes são acolhidas conforme o protocolo da Atenção Primária à Saúde, e o agendamento deve ser feito diretamente na unidade de saúde do território da gestante, seguindo o fluxo local de atendimento. As grávidas são consideradas grupo prioritário. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro
Janeiro Roxo e Branco: Linhares fortalece rede de acolhimento
US de Cariacica recebem o Dia D da Saúde neste sábado (24)
Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas
Anchieta promove ação de doação de sangue nesta quinta (22)

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET