MOBILIDADE URBANA

De olho na mobilidade, Serra irá construir dois binários viários

Prefeitura assinará convênio com Governo do Estado para a realização das obras em vários birros.

Em 18/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Dayana Souza/Divulgação/Prefeitura da Serra

O convênio, que será assinado pela Prefeitura da Serra com o Governo do Espírito Santo, envolverá mais de R$ 40 milhões em obras, incluindo a construção de dois binários e recapeamento asfaltico em quatro bairros. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Na manhã do próximo sábado (19), a Prefeitura da Serra assinará um convênio com o Governo do Estado do Espírito Santo para obras de recapeamento asfaltico em quatro bairros, além da construção de dois binários viários. O Governo do Estado também irá assinar ordens de serviço para a execução de drenagem dos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares.

Os investimentos, realizados em parceria com o Governo do Estado, serão anunciados em cerimônia na Praça das Artes, em Feu Rosa, a partir das 8h30.

Binários

Em Novo Horizonte, haverá a construção de um binário e sete ruas receberão obras de recapeamento em 6,1 km de extensão. Haverá mudanças na circulação do trânsito em toda a Avenida Brasil. Já em Feu Rosa será implantado outro binário com o recapeamento de 11 vias, totalizando 5,1 km. 

Com as obras, haverá reorganização do trânsito com a adoção de sentido único nas ruas, o que deve garantir mais fluidez e segurança na circulação. Ao todo, os dois binários representam mais de 11 km de vias requalificadas. Leia, abaixo, as principais mudanças no trânsito dos dois bairros. 

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca que esses investimentos refletem um trabalho comprometido com o progresso do município e a valorização da qualidade de vida da população.

Obras estruturantes

De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Valcker Meireles, estão sendo ampliadas obras estruturantes com foco na melhoria da mobilidade urbana e na prevenção de alagamentos. 

“Em parceria com o Governo do Estado, estamos ampliando obras estruturantes com foco na melhoria da mobilidade urbana e na prevenção de alagamentos. Além de trazer mais segurança para os moradores, as intervenções visam à melhoria do tráfego e das condições de circulação viária. São iniciativas que impactam positivamente o cotidiano dos cidadãos e colocam a Serra em um novo patamar de modernização. Com planejamento e união de esforços, seguimos transformando nossa cidade.”

A secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, ressalta que as intervenções representam mais qualidade na infraestrutura urbana da Serra e foram planejadas para atender às demandas dos moradores das regiões contempladas. 

“Estamos promovendo recapeamento com material de alta durabilidade, reorganização do tráfego com binários e ações de drenagem que vão resolver problemas antigos, como os alagamentos. É uma entrega completa de infraestrutura que beneficia diretamente quem vive nesses bairros.”

Mudanças de trânsito

Novo Horizonte
O sentido de circulação do sistema binário de Novo Horizonte ficará definido da seguinte forma:

A partir do entroncamento com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (Trevo de acesso à portaria da ArcelorMittal), a circulação na Avenida Brasil será no sentido Cidade Continental até a Rua Arara Azul, nas proximidades dos Correios. Nesse ponto, o condutor poderá seguir à direita na Rua Arara Azul e depois à esquerda na Rua Papagaio, ou então virar à esquerda na Rua Arara Azul e, em seguida, à direita na Rua Gaivota. Tanto a Rua Papagaio quanto a Rua Gaivotas passarão a ter mão única no sentido Praias.

O trecho da Avenida Brasil compreendido entre a Rua Arara Azul e a Avenida Industrial passará a operar em mão única no sentido Carapina. Nesse trajeto, os condutores deverão virar à direita na Rua Arara Azul, depois à esquerda na Rua Castro Alves e, em seguida, novamente à esquerda no entroncamento com a Rua Érico Veríssimo, prosseguindo até a Avenida Carapebus, por onde seguirão até encontrarem novamente a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Feu Rosa
O sentido de circulação do sistema binário de Feu Rosa ficará definido da seguinte forma:

O binário de tráfego envolverá dois corredores viários. O primeiro será formado pelas ruas Vitória Régia e Copo de Leite, com início na Rua das Avencas, na Praça Central, e término na Rua dos Jacarandás, passando a operar em mão única no sentido Praia. O segundo corredor será constituído pela Rua dos Cravos, no trecho entre as ruas dos Jacarandás e das Avencas, com circulação em mão única no sentido da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Recapeamento

Serão beneficiadas as avenidas Central, em Parque Residencial Laranjeiras, e Guarani, no bairro das Laranjeiras (região da Grande Jacaraípe), que passarão por recapeamento e implantação de nova sinalização horizontal e vertical. As intervenções nessas vias contemplam 3,3 km de extensão e visam melhorar o tráfego de veículos, aumentar a segurança e requalificar o espaço.

Drenagem Pluvial

O Governo do Estado irá assinar a ordem de serviço para a drenagem pluvial dos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares. A intervenção vai minimizar alagamentos, garantir mais segurança para os moradores e preservar a estrutura urbana das regiões.

Além de ampliar a capacidade de escoamento das águas da chuva, as obras de drenagem vão contribuir para a qualidade de vida dos moradores locais, reduzindo riscos de danos às residências, às vias públicas e aos equipamentos urbanos. 

Leia também:

Avenida Inteligente tem redução de tempo no trânsito de até 33%
Feira dos Municípios terá programação especial de ônibus
Transcol terá operação especial para a Festa de São Pedro
Festa de Cachoeiro 2025 terá reforço no transporte coletivo
Guarapari supera grandes capitais em uso de patinetes elétricos 
Serra inaugura a primeira avenida inteligente do Espírito Santo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET