CENÁRIO EMPREENDEDOR
De olho nos 158 bilhões do 13º salário.
O empresário não deve gastar o tempo se lamentando com o passado.
Em 10/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Buscando fechar o ano de 2014 com a chamada chave de ouro e, ao mesmo tempo, minimizar os resultados negativos dos primeiros dez meses, empresários do setor varejista estão confiantes e apostando todas as fichas no mês de dezembro, onde acontece a maior safra do varejo, ou melhor, a melhor data comemorativa do ano em volume de vendas – o Natal.
É fato que, no decorrer do ano foram contabilizados resultados desastrosos, levando empresários e consumidores a elevados níveis de estresse, preocupação, endividamento e desconfiança, motivados por um conjunto de fatores, internos e externos.
Acreditando numa nova realidade, o universo varejista vive uma grande expectativa em torno de um potencial de consumo que acena positivamente para bons resultados em dezembro. Um dos motivos é à entrada dos mais de R$158 bilhões que irão movimentar a economia proveniente do 13º salário, que já começaram a ser pagos.
Por isso, tenho visto investimentos sendo aplicados na melhoria das estruturas físicas e organização das lojas, nos estoques e também na contratação de pessoal, ainda que a maioria em caráter temporário. Todas essas iniciativas são necessárias e importantes. Chamo a atenção também, para outra necessidade tão importante quanto, ou mais, que é a questão da preparação, da qualificação, orientando e treinando esses profissionais, para que possam traduzir todos os esforços e investimentos em satisfação dos clientes, dos acionistas e deles próprios, através da excelência dos serviços prestados, associados a qualidades dos produtos ofertados.
É isso mesmo. O empresário não deve gastar o tempo se lamentando com o passado. Ele tem de continuar na ofensiva de forma planejada e organizada, calculando e correndo os riscos que o próprio mercado oferece e seguir adiante. Manter-se firme nas decisões, de olho nos acontecimentos do entorno, porém, focado na direção e nos propósitos do seu negócio. Isso é sabedoria, é confiança, é atitude!
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.