CENÁRIO EMPREENDEDOR
De sacoleira a empresária, em Viana (ES).
Bernadete de Oliveira Vaz, era sacoleira e se tornou empresária, dona de uma loja de roupas femininas.
Em 13/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O mundo dos negócios tem revelado exemplos de extraordinários resultados para uns e desastrosos resultados para outros. Qual será a explicação para essas diferenças? Acompanhei uma publicação do jornalista Julio Palassi, da cidade de Viana, Espírito Santo e, com o objetivo de inspirar e motivar pessoas a despertarem o espírito empreendedor que existe dentro de cada uma delas, optei por compartilhar a síntese de uma história de coragem, persistência, trabalho e dedicação, ousadia, disciplina, respeito pelos clientes, que resultaram em conquistas.
- Bernadete de Oliveira Vaz, era sacoleira e se tornou empresária, dona de uma loja de roupas femininas, sapatos, bolsas e acessórios, reinaugurada no início de novembro, no bairro Marcílio de Noronha, Viana.
Em 2004, ela começou vendendo seus produtos para familiares, visinhos e amigos, inclusive de outros municípios, sempre carregando sacolas pesadas e enfrentado ônibus cheios.
O tempo passou e Bernadete resolveu mudar o rumo da história montando uma pequena loja, utilizando um dos cômodos da sua residência, onde passou a atender sua clientela.
Empreendedora por natureza e enxergando novas oportunidades, Bernadete participou de cursos para os micro e pequenos empresários dos bairros, oferecidos pela prefeitura local e decidiu ampliar seu negócio.
Foi aí que se deu o grande salto na vida da empresária. Ela vendeu o carro, que era uma de suas ferramentas de trabalho, buscou outros recursos em agências de crédito para investir na nova loja, que é três vezes maior do que a anterior, gerando três empregos diretos.
Bernadete acredita no crescimento do município onde mora e trabalha, assim como, acredita no seu potencial empreendedor e na necessidade de se organizar e planejar como fatores de sucesso.
Portanto, este mesmo mundo dos negócios nos oferece duas oportunidades básicas: "fazer acontecer" ou "assistir aos que fazem acontecer".
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.