SAÚDE
Dermatologista dá dicas para evitar alergias com maquiagem no Carnaval.
A dermatologista Aline Cabral dá dicas para que a alegria não termine mais cedo.
Em 20/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Carnaval, uma das festas mais tradicionais do Brasil, começa neste fim de semana pelo Espírito Santo. Neste período, muita gente aproveita para cair na folia, brincando e dançando nas ruas, ou para descansar em algum lugar mais sossegado.
Para quem vai curtir o momento fantasiado, a maquiagem é sempre um bom complemento da composição, e merece cuidados especiais. A dermatologista Aline Cabral dá dicas para que a alegria não termine mais cedo.
Proteção
Antes de colocar o seu bloco na rua, limpe o rosto e hidrate-o. Em seguida, aplique o filtro solar em todo o corpo, tanto nas áreas que serão pintadas quanto nas que ficarão livres, para evitar queimaduras, explica a médica.
Glitter e purpurina
De forma alguma utilize glitter ou purpurina de papelaria, eles não são adequados para isso, e podem causar alergia e machucar os olhos – lugar preferido para aplicar os enfeites, e onde a pele é mais sensível.
“Os adultos devem escolher produtos especializados e removê-los com cuidado logo que a diversão acabar. Usar um demaquilante e, em seguida, lavar o rosto com sabonete líquido apropriado ajuda a retirar o brilho sem agredir demais a região. Já para as crianças, não é recomendável nem o de papelaria nem o profissional”, diz Aline Cabral.
Maquiagem
As maquiagens hipoalergênicas são uma opção, principalmente para que os pequeninos não se sintam excluídos da brincadeira, pois diminuem os riscos de irritações na pele deles, que é fina. Mas, mesmo assim, faça um teste.
“Passe uma pequena quantidade na parte anterior ao antebraço e deixe de um dia para o outro, para ver se haverá reação. Geralmente, produtos para a pele que contêm tinta e corante, como sprays, purpurinas e colas, têm grande probabilidade de causar alergias”, esclarece.
A retirada deve ser feita utilizando demaquilantes cremosos que não contenham álcool na sua composição, e caprichando no banho.
Cílios postiços
Uma das apostas da maquiagem carnavalesca são os cílios postiços. Só que os queridinhos costumam dar trabalho na hora da remoção. “A dica para esse momento é usar shampoo neutro de bebê para lavar a pálpebra, ou limpá-la com demaquilante bifásico, pois é mais oleoso. Se você forçar a saída do cílio postiço, pode acabar arrancando os naturais, o que resultaria em falhas”, afirma Aline Cabral.
Fonte: Vera Caser Comunicação