SAÚDE
Dia D contra a Dengue contará com 1,5 mil pessoas nas ruas.
Ação será realizada neste sábado (13) e terá apoio do Exército e de servidores municipais
Em 13/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 1500 pessoas irão participar na manhã deste sábado (13) do “Dia D” nacional de combate ao mosquisto Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A ação que abrangerá oito bairros do município, contará com a participação de voluntários, de 261 soldados do exército, 234 agentes comunitários de saúde, 100 agentes de combate à endemias e cerca de 830 servidores comissionados da Prefeitura da Serra, que foram chamados na última quinta-feira (11) pelo prefeito Audifax Barcelos a participarem da ação.
“Vamos nos reunir nessa ação de enfrentamento ao Aedes aegypti para reduzir ao máximo o número de focos do mosquito na Serra. É importante o apoio dos servidores e da própria população para que o município continue reduzindo os números de caso e siga sem óbitos”, frisou Audifax Barcelos.
Ao todo, cerca de 40 mil imóveis serão visitados pelas equipes envolvidas. O “Dia D” será realizado nos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Parque Residencial Laranjeiras, Planalto Serrano blocos A. B e C, Serra Sede e Carapina Grande, das 8 às 13 horas.
A concentração vai acontecer em frente à Unidade de Saúde de cada bairro. No local, serão formadas duplas que irão visitar os imóveis orientando os moradores de como combater o foco do mosquito por meio de um checklist (lista de conferência) semanal.
Dia D
O "Dia D" foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para que as Forças Armadas possam atuar em conjunto com os municípios no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O Secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, resesalta que a ação tem como foco “destacar a importância da conscientização de cada um, individualmente, no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A população tem que entrar nessa luta junto com o poder público”, afirmou.
Disque-Dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito Aedes aegypti ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à endemias visitam o local.
Fonte:PMS