ECONOMIA CAPIXABA
Dicas para organizar finanças e equilibrar as contas em 2025
Com o ano chegando ao fim, é um bom momento de pensar na gestão do dinheiro para 2025.
Em 23/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O educador financeiro da Sicredi Serrana, Creiciano Garcia Paiva, pontua que é comum os brasileiros enfrentarem desafios financeiros e terem dificuldade para gerir seu dinheiro.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O número de famílias com dívidas em atraso chegou ao patamar de 29,4% no último mês novembro, alta de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O número de consumidores que afirmam não ter condições de quitar suas dívidas aumentou para 12,9%. Com o ano chegando ao fim, é o momento de pensar na gestão do dinheiro e na elaboração de um planejamento financeiro para 2025.
>> Presente de Natal tem mais de 70% de impostos no preço final
O educador financeiro da Sicredi Serrana, Creiciano Garcia Paiva, pontua que é comum os brasileiros enfrentarem desafios financeiros e terem dificuldade para gerir seu dinheiro.
“Apesar de ser um assunto que vem sendo mais falado a cada ano, a educação financeira é uma realidade ainda distante da maioria das famílias. A falta de conhecimento é agravada pela dificuldade em controlar impulsos de consumo e para lidar com imprevistos financeiros. Com acesso fácil ao crédito e a falta de instrução sobre planejamento, vem o endividamento.”
Uma pesquisa realizada pela fintech Onze mostrou que 47% dos brasileiros não sabem organizar seu orçamento. Sem contato com a educação financeira desde a infância, além de ter dificuldade em formar uma reserva ou realizar investimentos, a população contrai dívidas tanto com contas básicas como água, luz e gás como com cartões de crédito e empréstimos.
“Na prática, a educação financeira nos auxilia a ter consciência de processos que acontecem o tempo todo em nosso dia a dia, como pagar contas, fazer compras e sair para um passeio.”
Para quem deseja começar o ano de forma diferente, o educador financeiro ressalta que o primeiro passo é planejar o orçamento anual, tendo uma previsão da sua renda mensal e passando a anotar todos os gastos. Essa organização permite entender as despesas que têm mais impacto no seu orçamento.
“Faça uma planilha com todas as suas fontes de renda e suas despesas mensais, para que você possa entender sua situação financeira e avaliar como você está utilizando seu dinheiro. Quando você sabe quais são suas receitas e suas despesas, é possível fazer ajustes no seu orçamento e cortar custos, se necessário, para quitar dívidas, começar uma reserva de emergência e até investir em seus projetos.”
Ponta do Lápis
Com o objetivo de transformar a vida financeira das pessoas nas comunidades em que atua, levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação com o dinheiro, o Sicredi desenvolveu o Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Lançado em 2023, já realizou 50 ações pela Sicredi Serrana no Espírito Santo, impactando mais de 900 pessoas até outubro deste ano.
Com iniciativas voltadas para pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças, sempre com conteúdos e formatos que tornem o aprendizado acessível a todos, são realizadas palestras sobre educação financeira abordando temas ligados a conscientização, investimentos e planejamento financeiro. Também são organizadas oficinas práticas, inclusive com os próprios colaboradores da instituição financeira.
Algumas dicas
Se ainda não se organizou financeiramente, o educador financeiro da Sicredi Serrana, Creiciano Garcia Paiva, dá dicas práticas para você fazer seu planejamento financeiro e começar 2025 com uma situação mais confortável e controlada.
Organize seu orçamento mensal
Deixe todas as suas contas pessoais e da casa organizadas, considerando quando ganha e quanto tem de despesas mensais.
Corte gastos desnecessários
Reveja a sua planilha de gastos e categorize cada item como de alta, média ou baixa necessidade. Busque fugir do consumo desenfreado e reduzir as despesas possíveis.
Priorize quitar dívidas
Assim que você organizar seu orçamento sem gastar mais do que ganha, priorize pagar as dívidas existentes, negociando com os credores, e não contrair novas.
Estabeleça metas
Tenha metas, inclusive que envolvam toda a família. Além de objetivos de adquirir algo, defina um valor que é possível poupar mensalmente, sendo realista e de acordo com seu planejamento.
Faça uma reserva financeira
Comece com quantias menores e, com o tempo, vá aumentando o valor para construir sua reserva financeira aos poucos e ter um dinheiro disponível para imprevistos.
Envolva todos da casa
Converse com as pessoas que moram com você para que entendam a importância de planejar como gastar o dinheiro e ajudem a tornar o controle do orçamento mais efetivo.
Seja firme com o seu planejamento
Seja consistente com suas decisões e metas, pois com foco e persistência, você conseguirá alcançar os seus objetivos.
Leia também:
> Presente de Natal tem mais de 70% de impostos no preço final
> Turismo no ES cresce 10,2% em outubro; maior desde janeiro 2023
> Serviços de transportes capixabas acumulam crescimento de 9,7%
> Produção de banana orgânica em Cariacica cresce 20%
> Movimentação do comércio exterior capixaba cresceu 31,2%
> Aprovada proposta do Governo que reduz imposto do GNV
> Estado criou 4.296 empregos em outubro; destaque para Aracruz
> Espírito Santo lidera crescimento do comércio varejista no Brasil
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET