NEGÓCIOS

E-commerce brasileiro tem crescimento de 39,7% em junho

A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online.

Em 08/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação
Segundo estudo da consultoria Conversion, movimentação no mês caiu 6,29% em comparação à maio, devido a sazonalidade e reabertura de lojas físicas.

A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online. É o que aponta levantamento da Conversion, consultoria de SEO e marketing de performance. O setor online cresceu 39,7% em junho na comparação com o momento anterior ao novo coronavírus.

“Com as medidas de quarentena, as pessoas passaram a ficar mais em casa e usaram a Internet para comprar”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Há um grande e irreversível movimento em prol do e-commerce, que está batendo recorde sobre recorde”, diz Ivo.

Por outro lado, quando se compara o mês de junho a maio, há uma leve queda de 6,28% no setor, que se deve a uma sazonalidade natural do mês (em maio há o Dia das Mães) e, possivelmente, ao início da reabertura de lojas físicas e shopping centers, ainda que parcialmente.

Turismo volta a crescer pela primeira vez

Outro dado que traz o levantamento da Conversion é que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o setor de Turismo (que acumula perdas de 74%) voltou a crescer e acumulou ganhos de 28% em relação a maio.

Ainda é muito cedo, entretanto, para dizer que tudo está ótimo. Com a reabertura gradativa, Diego Ivo vê um novo normal: “com a volta, é claro que as pessoas não vão ficar só em casa, mas os novos hábitos, especialmente os de consumir online, foram fortalecidos”, prevê o executivo.

Crescimento de setores durante a pandemia (junho x fevereiro)

Categoria

   Crescimento

Eletrônicos

   139,92%

Casa

   83,04%

Moda

   71,88%

Comida

   61,66%

Pet

   60,50%

Mercado

   37,53%

Grande varejo

   34,59%

Farmácia & Saúde

   27,24%

Cosméticos

   17,67%

Outros

   16,42%

Educação & Livros

   -2,57%

Importados

   -10,09%

Turismo

   -73,49%

Média geral

   39,66%


Crescimento de setores mensal em junho (junho x maio)

Categoria

   Crescimento

Turismo

   28,06%

Comida

   0,17%

Outros

   -0,23%

Casa

   -1,00%

Eletrônicos

   -1,98%

Pet

   -3,11%

Mercado

   -8,45%

Grande varejo

   -8,73%

Farmácia & Saúde

   -9,54%

Moda

   -11,71%

Importados

   -11,86%

Educação & Livros

   -12,90%

Cosméticos

   -16,67%

Total geral

   -6,29%


Uma nova corrida pelo e-commerce no Brasil

Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.

Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.

Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.

“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.

Ranking dos 50 principais sites de e-commerce (tráfego em milhões)

Marca

Categoria

Acesso em Junho (em milhões)

MercadoLivre

Grande varejo

247,8

Americanas

Grande varejo

124

Amazon

Grande varejo

83,33

Magazine Luiza

Grande varejo

70,08

Casas Bahia

Grande varejo

58,87

AliExpress

Grande varejo

33,43

Submarino

Grande varejo

23,41

Elo7

Outros

21,12

Extra

Grande varejo

19,33

ShopTime

Grande varejo

18,7

Carrefour

Mercado

17,02

Madeira & Madeira

Casa

15,92

Dafiti

Moda

15,57

Samsung

Eletrônicos

15,45

PontoFrio

Grande varejo

14,33

Leroy Merlin

Casa

13,21

Apple

Eletrônicos

12,34

iFood

Comida

12,12

Riachuelo

Moda

10,37

Gran Cursos Online

Educação & Livros

9,768

Estratégia Concursos

Educação & Livros

9,702

Natura

Cosméticos

9,631

Lojas Renner

Moda

9,129

Zattini

Moda

8,229

Marisa

Moda

7,835

Avon

Cosméticos

7,313

C&A

Moda

7,168

Fast Shop

Eletrônicos

6,895

O Boticário

Cosméticos

6,772

Wish

Importados

6,704

Loja do Mecânico

Outros

5,941

Estante Virtual

Educação & Livros

5,862

eBay

Importados

5,538

Ultra Farma

Farmácia & Saúde

4,818

Saraiva

Educação & Livros

4,573

Booking

Turismo

4,516

Havan

Grande varejo

4,063

DrogaRaia

Farmácia & Saúde

3,942

Ricardo Eletro

Eletrônicos

3,927

Petz

Pet

3,847

Pet Love

Pet

3,685

Drogasil

Farmácia & Saúde

3,461

Polishop

Eletrônicos

3,082

ShopFácil

Grande varejo

2,581

Decolar

Turismo

2,462

Pão de Açúcar

Mercado

2,396

Growth Supplements

Farmácia & Saúde

2,302

Decathlon

Moda

1,952

ViajaNet

Turismo

1,603

Livraria Cultura

Educação & Livros

0,897

 Metodologia

O levantamento foi realizado pela consultoria Conversion no dia 7 de julho de 2020, utilizando ferramentas de inteligência competitiva digital, tais como SimilarWeb e SEMRush.

Os dados deste estudo se referem ao tráfego dos principais sites de e-commerce, que foram selecionados de acordo com o critério de, majoritariamente, ser transacional (ou seja, vender online).

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. (Por Thiago Nassa - Com TOTUM)