NEGÓCIOS
E-commerce brasileiro tem crescimento de 39,7% em junho
A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online.
Em 08/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online. É o que aponta levantamento da Conversion, consultoria de SEO e marketing de performance. O setor online cresceu 39,7% em junho na comparação com o momento anterior ao novo coronavírus.
“Com as medidas de quarentena, as pessoas passaram a ficar mais em casa e usaram a Internet para comprar”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Há um grande e irreversível movimento em prol do e-commerce, que está batendo recorde sobre recorde”, diz Ivo.
Por outro lado, quando se compara o mês de junho a maio, há uma leve queda de 6,28% no setor, que se deve a uma sazonalidade natural do mês (em maio há o Dia das Mães) e, possivelmente, ao início da reabertura de lojas físicas e shopping centers, ainda que parcialmente.
Turismo volta a crescer pela primeira vez
Outro dado que traz o levantamento da Conversion é que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o setor de Turismo (que acumula perdas de 74%) voltou a crescer e acumulou ganhos de 28% em relação a maio.
Ainda é muito cedo, entretanto, para dizer que tudo está ótimo. Com a reabertura gradativa, Diego Ivo vê um novo normal: “com a volta, é claro que as pessoas não vão ficar só em casa, mas os novos hábitos, especialmente os de consumir online, foram fortalecidos”, prevê o executivo.
Crescimento de setores durante a pandemia (junho x fevereiro)
Categoria |
Crescimento |
---|---|
Eletrônicos |
139,92% |
Casa |
83,04% |
Moda |
71,88% |
Comida |
61,66% |
Pet |
60,50% |
Mercado |
37,53% |
Grande varejo |
34,59% |
Farmácia & Saúde |
27,24% |
Cosméticos |
17,67% |
Outros |
16,42% |
Educação & Livros |
-2,57% |
Importados |
-10,09% |
Turismo |
-73,49% |
Média geral |
39,66% |
Crescimento de setores mensal em junho (junho x maio)
Categoria |
Crescimento |
---|---|
Turismo |
28,06% |
Comida |
0,17% |
Outros |
-0,23% |
Casa |
-1,00% |
Eletrônicos |
-1,98% |
Pet |
-3,11% |
Mercado |
-8,45% |
Grande varejo |
-8,73% |
Farmácia & Saúde |
-9,54% |
Moda |
-11,71% |
Importados |
-11,86% |
Educação & Livros |
-12,90% |
Cosméticos |
-16,67% |
Total geral |
-6,29% |
Uma nova corrida pelo e-commerce no Brasil
Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.
Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.
Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.
“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.
Ranking dos 50 principais sites de e-commerce (tráfego em milhões)
Marca |
Categoria |
Acesso em Junho (em milhões) |
---|---|---|
MercadoLivre |
Grande varejo |
247,8 |
Americanas |
Grande varejo |
124 |
Amazon |
Grande varejo |
83,33 |
Magazine Luiza |
Grande varejo |
70,08 |
Casas Bahia |
Grande varejo |
58,87 |
AliExpress |
Grande varejo |
33,43 |
Submarino |
Grande varejo |
23,41 |
Elo7 |
Outros |
21,12 |
Extra |
Grande varejo |
19,33 |
ShopTime |
Grande varejo |
18,7 |
Carrefour |
Mercado |
17,02 |
Madeira & Madeira |
Casa |
15,92 |
Dafiti |
Moda |
15,57 |
Samsung |
Eletrônicos |
15,45 |
PontoFrio |
Grande varejo |
14,33 |
Leroy Merlin |
Casa |
13,21 |
Apple |
Eletrônicos |
12,34 |
iFood |
Comida |
12,12 |
Riachuelo |
Moda |
10,37 |
Gran Cursos Online |
Educação & Livros |
9,768 |
Estratégia Concursos |
Educação & Livros |
9,702 |
Natura |
Cosméticos |
9,631 |
Lojas Renner |
Moda |
9,129 |
Zattini |
Moda |
8,229 |
Marisa |
Moda |
7,835 |
Avon |
Cosméticos |
7,313 |
C&A |
Moda |
7,168 |
Fast Shop |
Eletrônicos |
6,895 |
O Boticário |
Cosméticos |
6,772 |
Wish |
Importados |
6,704 |
Loja do Mecânico |
Outros |
5,941 |
Estante Virtual |
Educação & Livros |
5,862 |
eBay |
Importados |
5,538 |
Ultra Farma |
Farmácia & Saúde |
4,818 |
Saraiva |
Educação & Livros |
4,573 |
Booking |
Turismo |
4,516 |
Havan |
Grande varejo |
4,063 |
DrogaRaia |
Farmácia & Saúde |
3,942 |
Ricardo Eletro |
Eletrônicos |
3,927 |
Petz |
Pet |
3,847 |
Pet Love |
Pet |
3,685 |
Drogasil |
Farmácia & Saúde |
3,461 |
Polishop |
Eletrônicos |
3,082 |
ShopFácil |
Grande varejo |
2,581 |
Decolar |
Turismo |
2,462 |
Pão de Açúcar |
Mercado |
2,396 |
Growth Supplements |
Farmácia & Saúde |
2,302 |
Decathlon |
Moda |
1,952 |
ViajaNet |
Turismo |
1,603 |
Livraria Cultura |
Educação & Livros |
0,897 |
Metodologia
O levantamento foi realizado pela consultoria Conversion no dia 7 de julho de 2020, utilizando ferramentas de inteligência competitiva digital, tais como SimilarWeb e SEMRush.
Os dados deste estudo se referem ao tráfego dos principais sites de e-commerce, que foram selecionados de acordo com o critério de, majoritariamente, ser transacional (ou seja, vender online).
Sobre a Conversion
Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. (Por Thiago Nassa - Com TOTUM)