SAÚDE

Em Cariacica, programa Hiperdia ajuda a prevenir doenças

O Hiperdia acompanha pacientes com condições crônicas por meio de consultas médicas.

Em 30/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Pixabay

Nos oito primeiros meses deste ano, mais de 2 mil atendimentos já foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada do programa.

Nesta segunda-feira (29) foi celebrado o Dia Mundial do Coração, data criada pela Federação Mundial do Coração para conscientizar sobre a importância da prevenção. As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo, e podem estar relacionadas a fatores como tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse, excesso de sal e má alimentação.

Em Cariacica, o trabalho de prevenção é feito pelo Programa de Prevenção e Controle do Diabetes e Hipertensão Arterial (Hiperdia), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Nos oito primeiros meses deste ano, mais de 2 mil atendimentos já foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada do programa.

O Hiperdia acompanha pacientes com condições crônicas por meio de consultas médicas e de enfermagem, exames periódicos, palestras, rodas de conversa e acompanhamento em grupo. Além disso, os usuários recebem gratuitamente as medicações necessárias para o controle da pressão arterial e da glicemia, fundamentais para manter a saúde em dia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o objetivo do programa é ampliar o diagnóstico precoce, garantir o tratamento adequado e oferecer suporte contínuo para evitar complicações graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), que estão entre as principais consequências da hipertensão e do diabetes descontrolados.

Pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer grande diferença na prevenção: diminuir o consumo de sal, manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar cigarro e consumo excessivo de álcool, além de controlar o peso corporal.

“As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo, mas a maioria delas pode ser evitada com prevenção e acompanhamento. O Hiperdia cumpre um papel essencial nesse cuidado, oferecendo consultas, exames, medicação e orientação de forma gratuita. Nosso objetivo é garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado e mais qualidade de vida para os pacientes. Cuidar do coração significa cuidar da vida, e isso começa com pequenas mudanças de hábito no dia a dia", afirmou o secretário municipal de Saúde, Renan Poton. (Semco/PMC)

Leia também:

Metanol: saiba sobre substância presente em bebida adulterada
SUS amplia vagas no serviço de Terapia Renal Substitutiva
Após intoxicação, associações de bebida fazem um alerta
Cariacica abre vagas para consultas médicas e odontológicas
Vacinação contra dengue para crianças será ofertada sábado
Infecções por Aedes aegypti elevam complicações no parto

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET