NEGÓCIOS
Em meio a crise do covid-19, negócios tentam se reinventar
As empreendedores, Manoela Santos da Silva e Gissele Santos da Silva.
Em 30/04/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Não tem jeito. A pandemia do novo coronavírus tem impactado inúmeros negócios e empreendimentos no Brasil e no mundo. Devido ao isolamento, o maior desafio desses empreendedores é driblar as consequências desse fato e continuar com seus negócios de pé. Para alguns, a saída encontrada para permanecer funcionando na crise é com a ajuda de consultores, que utilizam metodologias para facilitar e atingir certos objetivos.
A empreendedora autônoma Gissele Santos da Silva, que faz doces, bolos e sobremesas para vender teve de se readaptar. Ela que já faz consultoria há alguns meses conta que foi necessário traçar novos planos para o negócio com a pandemia.
“Esse ano a Magili Doces se reinventou, renasceu. Junto com a consultora decidimos voltar atrás no planejamento e estudamos um ângulo diferente e outro público que poderíamos explorar por causa dessa situação. Estamos realizando entregas sem taxa em nosso bairro e devido a demanda, expandimos as entregas para bairros vizinhos também. É claro que sempre lembrando dos cuidados com a nossa saúde e a do cliente, usando máscaras e seguindo as recomendações necessárias”, disse.
A ideia, de acordo com a especialista em economia criativa e consultora Sandra Mara Selleste, é que a partir do levantamento das necessidades do cliente, oportunidades e acompanhamento da situação, as estratégias vão se moldando a isso.
“É essencial ficar de olho em tudo e adaptar o planejamento conforme surjam novos pareceres e novidades, fazendo diagnóstico e pensando em soluções que devem ser implantadas”, explica a especialista.
O papel do consultor e facilitador é justamente entender e agir sobre o que ocorre no ambiente e na consecução de metas.
Gissele conta que teve a ideia de fazer embalagens interativas.
“Hoje nossos produtos são entregues em uma embalagem que leva uma mensagem para que as pessoas fiquem em casa, em apoio as recomendações feitas atualmente”, afirma.
O simples fato cria uma relação de proximidade com o cliente. “Essa estratégia funciona como uma conexão e faz com que o cliente lembre com carinho da marca, porque ela demonstra preocupação. Isso é investir em uma relação sólida, entregar valor e atender a necessidade dele, que pode até render em futuras indicações”, comenta Sandra.
Gissele conta que a consultoria tem sido benéfica e ajudado a pensar em novas possibilidades e crescimento, mesmo em meio à crise.
“Aprendemos que tentar sempre faz parte de um processo super importante e que arriscar nos leva para frente”, comemora. (Por Bruna Pereira - Com Foco Jornalismo)