SAÚDE
Embarcadora garantiu entregas ante redução da malha aérea
O sistema foi criado a partir de uma visão por processos que incluem Torres de Coleta.
Em 09/11/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Operadora logística alterou infraestrutura em tempo recorde em 2020 a fim de garantir a chegada dos produtos aos pacientes em todo o Brasil
Tecnologia robusta e uma torre de controle experiente. Estes foram alguns dos fatores que levaram a Luft Healthcare, operadora logística voltada à área da saúde, a garantir a entrega segura de medicamentos, vacinas, materiais de diagnóstico clínico, equipamentos médicos e hospitalares, matérias-primas e itens de higiene pessoal em 2020, mesmo em meio ao auge da redução da malha aérea no Brasil.
Segundo dados levantados pela empresa, a malha aérea no País chegou a atingir uma redução de mais de 90% de voos disponíveis em abril deste ano, em comparação com a malha pré-pandemia. De junho até outubro de 2020, houve lenta melhoria, com uma redução de pelo menos 50% de voos disponíveis também em comparação à malha aérea antes da crise.
"Nossas operações logísticas envolvem produtos sensíveis e de extrema relevância para a população. Devido à pandemia da Covid-19, as empresas aéreas anunciaram medidas emergenciais que levaram, a partir de março deste ano, a uma drástica suspensão de voos, redução de rotas e embargos de atividades em aeroportos, entre várias outras consequências que impactaram diretamente o setor de transportes. Diante desse cenário, precisamos apresentar, em tempo recorde, soluções de modais alternativos aos nossos clientes. Neste processo, foi muito importante contarmos com tecnologias de ponta e uma torre de controle experiente, que permitiu que promovêssemos mudanças significativas sem afetarmos o nível de serviço", afirma José Roberto Corrales, CEO da Luft Healthcare.
A Torre de Controle da Luft Healthcare é um sistema de acompanhamento e controle de cargas que traz visibilidade aos processos de gestão operacional através de sistemas e de bancos de dados, promovendo fluidez das informações entre todas as áreas, aumento da eficiência operacional, otimização do tempo de resposta e agilidade nas tomadas de decisões. O sistema foi criado a partir de uma visão por processos que incluem Torres de Coleta e Logística Reversa, Agendamento, Transferência, Perecível, Aérea, Distribuição e POD (proof of delivery). Cada Torre tem uma equipe à frente da execução e monitoramento das atividades, controle dos processos e fluxo das informações para as áreas operacionais e de atendimento.
A empresa acompanha atentamente a retomada de infraestrutura pelas companhias aéreas. Com matriz em Itapevi (SP) em uma área de 100 mil m2, a Luft Healthcare mantém filiais nas cidades de Goiânia (GO), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ), com cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). (Com informações da Agência Comunicado)