CENÁRIO EMPREENDEDOR
Empresas acima das nuvens
Em todos os segmentos de negócios existem riscos e desafios
Em 22/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O estudante norte-americano, mais precisamente californiano, Shubham Banerjee, de apenas 13 anos, ficou famoso por criar uma impressora em braile com peças de Lego. Uma invenção notável que chamou a atenção do universo tecnológico e que lhe rendeu um belo aporte financeiro da Intel Capital. O fundo de capital de risco dos Estados Unidos da América (EUA) é um braço da Indústria Intel (fabricante de processadores), empresa onde trabalha o engenheiro e pai de Banerjee. O investimento (cifras não reveladas) permitiu que o menino abrisse a Braigo Labs, uma empresa para criar um tipo de impressora acessível em escala comercial.
Shubham esteve em São Paulo participando da Campus Party 2015, realizada no início de fevereiro, para dividir suas experiências com os brasileiros.
Banerjee disse que pensou em criar um equipamento mais barato e, por isso, usou um kit Lego para montar robôs, que custa US$ 350 (algo em torno de R$ 1.000). “Foram três semanas e sete tentativas frustradas até chegar ao modelo final. Eu começava a trabalhar depois de fazer minhas lições de casa e, em algumas vezes, trabalhava no projeto até 2h da madrugada, afirmando que tudo foi valioso, um aprendizado incrível.”
De fato, um feito extraordinário que inspira e motiva, especialmente o jovem brasileiro, a desenvolver seu potencial criativo impulsionando novas e valiosas descobertas e, porque não dizer, alicerçar volumosas fortunas.
São experiências iguais, ou até melhores do que as apresentadas pelo garoto Shubham Banerjee, que atraem o interesse dos investidores, empresários que enxergam além das nuvens de crises e dos limites imaginários, são empresas que apostam no novo, no criativo, no inovador e arremessam os talentos ao sucesso.
Em todos os segmentos de negócios existem riscos e desafios, onde as empresas precisam estar preparadas e estruturadas para investir no futuro e assim, crescer com diferenciação. Estou me referindo ao seleto ambiente onde prosperam as “empresas acima das nuvens”.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestraqnte.
www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.