SAÚDE

Entenda a importância do psicólogo na saúde dos idosos

Existe a necessidade das pessoas da terceira idade se sentirem participantes ativos na sociedade.

Em 21/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

O acompanhamento psicológico é relevante em todas as fases da vida, sendo fundamental enfatizar a necessidade desse suporte na terceira idade. Com o passar dos anos, muitos deles perdem seus cônjuges, familiares e amigos, resultando em um sentimento de isolamento.

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

No dia 27 de agosto, celebra-se o "Dia do Psicólogo", uma data que destaca a importância desse profissional no cuidado com a saúde mental. O acompanhamento psicológico é relevante em todas as fases da vida, sendo fundamental enfatizar a necessidade desse suporte na terceira idade. Nessa etapa, as demandas e os desafios emocionais são distintos, exigindo uma abordagem especializada e sensível.

>> Positividade de testes de covid-19 subiu de 4% para 13%

Para a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Márcia Karine Monteiro, a solidão é uma das questões mais relatadas pelos idosos.

“Com o passar dos anos, muitos deles perdem seus cônjuges, familiares e amigos, resultando em um sentimento de isolamento. A ausência de relacionamentos significativos pode levar à depressão, ansiedade e até mesmo ao desenvolvimento de doenças físicas", alerta.

A falta de equilíbrio emocional dos idosos é causada pela perda da autonomia física e financeira, pelo enfrentamento das limitações cognitivas, pelos medos e pelas inseguranças ligadas ao processo de envelhecimento. Para promover o bem-estar emocional, a psicóloga ressalta a importância de ações que estimulem a socialização e a valorização da autonomia, como grupos de convivência, atividades físicas adaptadas e a inclusão digital.

"É essencial que as pessoas da terceira idade se sintam participantes ativos da sociedade, se mantendo mentalmente e emocionalmente engajadas. Porém, cada pessoa é única e possui suas próprias histórias e vivências. O apoio de um profissional neste processo de envelhecimento pode ajudá-la a lidar com conflitos, superar traumas e ressignificar experiências", enfatiza a psicóloga.

No Dia do Psicólogo, é fundamental reconhecer a importância dele na saúde emocional dos idosos. O trabalho desses profissionais é indispensável, pois garante que essa fase da vida seja vivida plenamente, de forma saudável e com qualidade de vida. Cuidar do aspecto emocional é tão essencial quanto cuidar do físico. (Por Rosivaldo Vitorino de Lima/AsImp)

Leia também:

ES inicia curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional
Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Vitória: sábado (19) de mutirão em oftalmologia na capital
Positividade de testes de covid-19 subiu de 4% para 13%
Equipes de Saúde se deslocam para atendimento em Linhares
US em Aracruz destacam benefícios do aleitamento materno
Crescem casos de internações associados ao rinovírus
Sociedade de Infectologia pede reforço sobre a Covid-19
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (17)
Linhares alerta sobre importância da vacina contra a catapora
Profissionais treinam uso de drones para combater a dengue
US realizam ações para conscientização sobre o aleitamento

TAGS:
PSICÓLOGO | SAÚDE | IDOSOS | IMPORTÂNCIA | ATENÇÃO | SOCIEDADE