CIDADE

Equipe da PMVV resgata 18 cães e 18 gatos vítimas de maus-tratos

A ação de fiscalização foi para apurar o ilícito de maus-tratos.

Em 03/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Rovena Cruz/PMVV

Na tarde desta quinta-feira (02), a Prefeitura de Vila Velha, juntamente com a Superintendência do Ibama e a Polícia Ambiental, realizou uma ação de fiscalização para apurar o ilícito de maus-tratos em canil na Praia de Itaparica. Ao todo, foram resgatados 18 cães e 18 gatos.

 

“O ambiente estava sem higiene e com a luz cortada. Os animais estavam sobrevivendo sem assistência médica ou veterinária, com alimentação precária, sob os cuidados de um voluntário e doações”, afirmou a médica veterinária da secretaria municipal de Meio Ambiente de Vila Velha Roberta Bastos.

O local encontrava-se em situação ambiental precária, pois a dona da residência e tutora dos animais foi presa há cerca de 9 meses. 

“Os animais estão sob cuidados da empresa que possui contrato com a Prefeitura, que presta serviços veterinários. Os animais resgatados receberão os primeiros cuidados e ficarão hospedados temporariamente. O próximo passo é viabilizar a doação desses cães e gatos”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Marjorye Boldrini. 

Saiba mais:

A empresa recolheu os cães e gatos, os quais serão encaminhados para tratamento veterinário, em veículo adequado com a técnica recomendada até a fase final, que é a adoção dos animais.

Dentre os serviços da empresa, estão: o recolhimento dos animais abandonados; transporte; guarda provisória; alimentação; higiene e manejo em geral; além de procedimentos clínicos e cirúrgicos; exames; internação; vacinação e assistência médica veterinária para animais de pequeno porte (caninos e felinos).