SAÚDE
ES inicia curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional
O curso na área de Imunizações, a primeiro do Brasil, é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
Em 18/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A coordenadora técnica do Curso de Pós-graduação em Cuidado Interprofissional na área de Imunizações, Danielle Grillo, ressaltou a importância sobre o início dessa primeira turma, formando profissionais especialistas.
Em solenidade realizada nesta sexta-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória, o governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), oficializou o início do curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na área de Imunizações, a primeira do Brasil, exclusivamente, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contou com a presença do governado do Espírito Santo, Renato Casagrande.
>> Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o curso tem por objetivo promover a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos em Imunização de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Com duração de um ano, o curso é voltado exclusivamente a profissionais de saúde graduados e habilitados na administração de imunobiológicos lotados em Secretarias Municipais de Saúde, nas Superintendências Regionais de Saúde e na Secretaria da Saúde do Estado. Para a primeira turma, 84 discentes foram selecionados por meio do processo seletivo.
Especialistas
A coordenadora técnica do Curso de Pós-graduação em Cuidado Interprofissional na área de Imunizações, Danielle Grillo, ressaltou a importância sobre o início dessa primeira turma, formando profissionais especialistas.
“É um importante passo para que possamos qualificar e fortalecer a imunização capixaba, formando profissionais especialistas que poderão atuar nos campos de planejamento, monitoramento, avaliação, educação em saúde, coordenação e execução das ações de vacinação, visando a prevenção, controle, eliminação e erradicação de doenças infecciosas Imunopreveníveis”.
Durante o ano de atividade, as aulas teóricas serão realizadas em um sábado do mês, em quatro polos regionais, já as aulas teórico-práticas acontecerão a cada 15 dias, nas sextas-feiras, em 12 micro polos. O curso está estruturado em cinco unidades educacionais interdisciplinares incluindo o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que serão apresentados projetos de intervenção.
Leia também:
> Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
> Vitória: sábado (19) de mutirão em oftalmologia na capital
> Positividade de testes de covid-19 subiu de 4% para 13%
> Equipes de Saúde se deslocam para atendimento em Linhares
> US em Aracruz destacam benefícios do aleitamento materno
> Crescem casos de internações associados ao rinovírus
> Sociedade de Infectologia pede reforço sobre a Covid-19
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (17)
> Linhares alerta sobre importância da vacina contra a catapora
> Profissionais treinam uso de drones para combater a dengue
> US realizam ações para conscientização sobre o aleitamento
TAGS: CURSO | SAÚDE | PÓS-GRADUAÇÃO | SUS | ICEPi | PROFISSIONAIS