ECONOMIA CAPIXABA
ES renova certidão federal que comprova regularidade fiscal
A certidão de regularidade é um indicador da previsibilidade fiscal e do controle financeiro.
Em 01/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A certidão de regularidade somente é obtida pelo ente estatal mediante a comprovação da ausência de pendências em todos os órgãos e fundos vinculados ao CNPJ geral.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Espírito Santo obteve, mais uma vez antes do prazo limite de vencimento, a renovação da certidão que atesta a regularidade quanto ao pagamento de tributos, contribuições previdenciárias federais e dívida ativa da União.
>> Governo do Estado apresenta projeto do Orçamento para 2025
A liberação da certidão por parte da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional é fruto do trabalho diário e conjunto entre a Subgerência de Regularidade Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os diversos órgãos e fundos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A certidão de regularidade é um importante indicador da previsibilidade fiscal e do controle financeiro do Estado, e sua emissão é fundamental para que a administração pública possa firmar contratos com organismos internacionais, contrair operações de crédito, receber transferências federais e atrair investimentos privados.
“Somente neste ano, o Espírito Santo já recebeu mais de R$ 480 milhões em recursos de operações de crédito, que dependem dessa regularidade”, explicou o subsecretário e consultor do Tesouro Estadual Daniel Corrêa.
A certidão de regularidade somente é obtida pelo ente estatal mediante a comprovação da ausência de pendências em todos os órgãos e fundos vinculados ao CNPJ geral. O prazo de validade da certidão é de 180 dias, e sua obtenção é requisito para recebimento de transferências voluntárias da União, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira e para celebração de instrumentos de convênios ou contratos de repasse. (As informações são da Sefaz)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Governo do Estado apresenta projeto do Orçamento para 2025
> Exportações do agro capixaba batem novo recorde em 2024
> Estado abre prazo para novo edital do Regularize Capixaba
> Estado tem nova lei que concede crédito presumido do ICMS
> ES receberá R$ 97,9 bilhões de investimentos até 2028
> Regularize Capixaba lança edital para empresas com débito
> PIB do Espírito Santo registra o maior valor da série histórica
TAGS: CERTIDÃO | FEDERAL | REGULARIDADE FISCAL | SEFAZ | CONTROLE