NEGÓCIOS
Espírito Santo avança na consolidação da plataforma ParkLog
O Parque Logístico Espírito Santo é uma plataforma padrão internacional voltada à itegração.
Em 02/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais que um projeto de logística, o Parque Logístico Espírito Santo – o ParkLog é uma estratégia de futuro. Com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia, Governo do Estado articula municípios para consolidar o Espírito Santo como um dos principais hubs logísticos do Brasil.
A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) deu mais um passo estratégico na consolidação do Parque Logístico Espírito Santo – o ParkLog, plataforma de padrão internacional voltada à integração e fortalecimento da infraestrutura logística capixaba. Nesta terça-feira (1º), o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, acompanhado dos subsecretários Christiane Vargas de Souza Menezes e Celso Guerra, além do secretário Executivo do ParklogBR/ES, José Eduardo Azevedo, realizou uma série de agendas em municípios do norte do Estado. e Sooretama, Linhares e João Neiva.
Durante os encontros com os prefeitos Fernando Camilett, de Sooretama; Lucas Scaramussa, de Linhares e Paulo Sérgio de Nardi, de João Neiva, foram debatidas ações conjuntas voltadas à qualificação de mão de obra, ocupação urbanística ordenada, melhorias na infraestrutura de transporte e, sobretudo, à importância da articulação regional para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Estratégia de futuro
Mais que um projeto de logística, o Parque Logístico Espírito Santo – o ParkLog é uma estratégia de futuro. Ele já nasce sustentado pelos pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade, em sintonia com as demandas contemporâneas e atento aos desafios e oportunidades trazidos pelas transformações no ambiente econômico nacional — especialmente os impactos da reforma tributária, que redesenha dinâmicas produtivas, logísticas e fiscais em todo o país.
Nesse novo cenário, o Espírito Santo desponta com vantagens competitivas únicas: localização geográfica estratégica, ampla vocação portuária, base industrial diversificada e um ambiente institucional estável. O ParkLog potencializa essas qualidades ao articular investimentos públicos e privados, promover a integração entre modais (portos, rodovias, ferrovias, aeródromos) e consolidar a região como uma plataforma logística eficiente, inteligente e conectada com os grandes corredores nacionais e internacionais de comércio.
Futuro do ES e do Brasil.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, destacou que o ParkLog é uma iniciativa estruturante, que dialoga com o futuro do Espírito Santo e do Brasil. .
“O ParkLog é uma iniciativa estruturante, que dialoga com o futuro do Espírito Santo e do Brasil. A força dos municípios, com sua capacidade de articulação e execução local, é essencial para garantir um desenvolvimento integrado e planejado, com geração de empregos e oportunidades.”
No mesmo sentido, a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas, afirmou que o Complexo Logístico Parklog desempenha um papel fundamental na atração de investimentos, ao oferecer infraestrutura moderna e estratégica para empresas do setor logístico.
“Com sua localização privilegiada e operações otimizadas, o Parklog se torna uma excelente oportunidade para negócios, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam eficiência e competitividade. Além disso, ao impulsionar o crescimento de empresas e indústrias, o complexo contribui diretamente para a geração de empregos e renda, fortalecendo a economia local e criando um ambiente de desenvolvimento sustentável.”
Já para o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra, o projeto traz muitas oportunidades para os municípios, que, na visão dele, precisam se estruturar para capturá-las, particularmente na atração de investimentos em infraestrutura e negócios.
“O Parklogbr/ES é uma oportunidade para os municípios, uma conquista para a competitividade do Espírito Santo e um novo portal do Brasil para o mundo.”
A agenda nos municípios integra o processo de construção do Plano de Ação do ParkLog, que está sendo elaborado em colaboração com diversas instituições. Esse plano será o guia estratégico das ações públicas e privadas até 2035, consolidando o Espírito Santo como referência em logística e desenvolvimento regional. (Com informações da Sedes)
Leia também:
> AESA Automolas S/A estuda instalar fábrica no Espírito Santo
> Nova diretoria do IBEF-ES assume com missão de valorizar membros
> Banescard Visa celebra três anos com novidades para os clientes
> Evento debaterá o autocuidado para o sucesso profissional
> MRS Logística sinaliza interesse na construção da Ferrovia EF-118
> Vila Velha ganha prêmio no Índice de Ambiente de Negócios
> Modelo Smart Use revoluciona a forma de adquirir um imóvel
> Sérgio Vidigal aborda desafios globais em evento Empresarial
> Ases discute o Cenário Econômico do Espírito Santo para 2025
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET