SAÚDE
EUA ordenam retirada de alimentos com gordura trans do mercado.
Decisão é da Administração de Remédios e Alimentos (FDA) do país.
Em 16/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governo dos Estados Unidos determinou nesta terça-feira (16) que o uso de gordura trans nos alimentos não é seguro e que os produtos que possuam esse componente em sua composição sejam retirados do mercado em um prazo de três anos. A decisão foi da Administração de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) do país.
“Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”, indicou a FDA em comunicado.
Diversas provas científicas já mostraram que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, assinalou a entidade. Segundo o comunicado da agência, a determinação vai reduzir significativamente o uso de fósforo nos alimentos.
Desde 2006, os fabricantes foram obrigados a incluir informações de conteúdo de gordura trans nos rótulos. Entre 2003 e 2012, a FDA estima que o consumo de gordura diminuiu 78% no país e que a nova regra de rotulagem foi um dos fatores a puxar a queda.
A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos. Ela é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade (em inglês LDL), e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade (em inglês HDL). Essas alterações nas taxas aumentam o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral.
Veja alguns alimentos que possuem esse componente:
- Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados: esses produtos geralmente contêm gorduras trans em estado sólido, para deixá-los menos oleosos.
- Pipoca de micro-ondas: as gorduras trans sólidas são usadas nas pipocas de micro-ondas para conservar o produto por mais tempo.
- Pizzas e salgados congelados: alguns produtos congelados - pizzas, risolis, coxinhas - contêm gorduras trans para prolongar sua duração.
- Manteiga vegetal e margarina em barra
- Creme para café
- Glacê pronto para uso: os glacês prontos para uso em doces faz com que as guloseimas fiquem mais sólidas e estáveis por mais tempo em temperatura ambiente.
Fonte: Bem Estar