SAÚDE
Exercícios físicos para um 2018 sem doenças cardiovasculares
Mudar o estilo de vida é o primeiro passo para corrigir os fatores de risco.
Em 03/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A manutenção de saúde, mesmo numa idade avançada, já não é mais uma ilusão. Hoje se pode prever com bastante aproximação como ela será no futuro. Recentes pesquisas classificaram a população em dois grupos: aqueles que possuem os fatores que conferem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e os que não os possuem. Baseado nisso, usamos a prevenção primária para corrigir os fatores de risco e evitar o aparecimento das doenças degenerativas que podem evoluir para complicações cardiovasculares, como a hipertensão arterial, o diabete tipo II e o nível elevado de colesterol ruim (o LDL-col). Para elas, o tratamento inicial recomendado é a mudança do estilo de vida. Os cuidados que as pesquisas norte-americanas recentes indicaram foi o controle do nível glicêmico médio mensal pelo exame da hemoglobina glicada (HBA1C) mantido abaixo de 6,5 %, para os diabéticos com sobrepeso, sem doença cardíaca. Como se sabe que diabéticos e obesos têm grande chance de desenvolver hipertensão arterial, a Sociedade Americana do Coração divulgou uma diretriz em novembro 2017, classificando como pressão anormal aquela acima de 130x80 mm Hg.
A correção recomendada nos hábitos alimentares passa pela diminuição do consumo de gorduras e do sal, enfatizando a prática de exercícios físicos moderados regulares, enquanto que esportes ou mesmo exercícios físicos esporádicos, ao contrário de úteis, foram considerados imprudentes. Uma necessária avaliação médica prévia atrasa o aparecimento da aterosclerose, reduzindo o risco de problemas das coronárias como angina, infarto do miocárdio e a morte súbita.
Esportes de alta intensidade ficam reservados aos que têm a saúde plena pelas avalições médicas e fisiológicas, porém seus benefícios para longevidade saudável não foram superiores a dos praticantes de esportes menos intensos. As nossas recomendações têm como objetivo o prazer do esporte e a saúde física e mental. Portanto, são elas: fazer avaliação médica focando a modalidade esportiva escolhida, não malhar mais de uma hora por vez, dar dia de descanso entre os treinos, manter alimentação adequada para o exercício praticado, não trocar almoço para se exercitar, nunca praticar exercícios em jejum e manter um sono regular. Ótimo ano de 2018 de exercícios regulares e saúde.