CIDADE
Feira de produtos orgânicos volta à Casa do Cidadão nesta quinta
Famílias produtoras de várias partes do Estado comercializam produtos em Vitória.
Em 05/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As bancas coloridas com verduras, legumes e frutas orgânicas e produtos artesanais estão de volta à Casa do Cidadão nesta quinta-feira (5), das 13 às 18 horas. Embora pequena, a feira oferece uma grande variedade de alimentos, que voltarão a ser ofertados todas as quintas-feiras (dias 12, 19 e 26) deste mês.
A feira de produtos orgânicos na Casa do Cidadão foi realizada pela primeira vez no dia 5 do mês passado. O sucesso junto ao público que frequenta o espaço e também junto aos servidores estimulou a realização semanal da venda dos alimentos produzidos por pequenos produtores rurais do interior do Estado.
A ação é uma parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional (Comsea) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Entre os produtos orgânicos oferecidos, estão temperos, abóbora, cenoura, verduras, goiaba, limão e banana da terra, além de feijão, açúcar mascavo, mel e linguiça. Tudo vem de famílias produtoras de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Baixo Guandu, Vila Valério e Pancas.
"Essas ações aproximam a cidade do campo, dão visibilidade à agricultura familiar e estimulam o consumo de alimentos saudáveis", diz a secretária executiva do Comsea, Maria Goreti Celestino.
MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA
Nova avenida Vitória: interdição parcial em trecho nesta sexta-feira
As obras da nova avenida Vitória seguem a todo vapor e, para dar continuidade aos trabalhos de asfaltamento da via, haverá uma interdição parcial no fluxo nesta sexta-feira (6), das 6 às 20 horas. O trecho que será interditado fica entre a pracinha de Jucutuquara e a maternidade Pró-Matre.
Os motoristas que estiverem seguindo no sentido norte (Centro-Praia do Canto) deverão entrar na rua Dom Bosco (ao lado do Salesiano), seguir até avenida Beira-Mar e, de lá, acessar a avenida Paulino Muller para retornar à avenida Vitória.
No sentido sul (Praia do Canto-Centro), os motoristas continuarão pela avenida Vitória, porém na contramão de direção.
Todas as intervenções de interdição serão realizadas pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), que sinalizará o local. Agentes de trânsito da Guarda Municipal atuarão na região para orientar motoristas e organizar o tráfego.
Obras
As obras da nova avenida Vitória foram iniciadas em outubro de 2019 e já estão quase 54% concluídas, com previsão de término no segundo semestre deste ano.
Já estão sendo feitas a colocação de meios-fios da ciclovia, pintura de sinalização da avenida e aplicação de asfalto nas faixas 1 e 2, além da concretagem na faixa da esquerda.
A obra contempla a reabilitação da malha viária, reurbanização do local, ciclovia no canteiro central e microdrenagem.
Abertas inscrições para feira de empreendedorismo
Já estão abertas as inscrições para interessados em participar da I Feira de Empreendedorismo LGBT de Vitória. O evento será realizado no dia 14 de março, das 14 às 21 horas, na Casa do Cidadão, em Itararé. A iniciativa faz parte da programação em alusão ao Dia Municipal contra a LGBTfobia, instituído pela lei nº 8.552/2013.
Poderão participar empreendedores declaradamente LGBT e que residam no Espírito Santo. O prazo para se inscrever termina na próxima sexta-feira (6).
Durante a feira, ainda haverá atrações culturais e artísticas protagonizadas por representantes do movimento LGBT.
Além do evento, acontecerão ainda outras atividades, como a Oficina de Mídias: Direitos Humanos e Gênero, com a comunicadora social Carolina Maria. A formação será realizada na Sala dos Conselhos, na Casa do Cidadão, às 9 horas.
Já no dia 13 de março, acontece a roda de conversa "Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+", no auditório da Casa do Cidadão, às 14 horas.
Segundo o coordenador de Políticas de Diversidade da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luis Felipe Avelar, com esse evento a Prefeitura de Vitória reforça seu compromisso com a população LGBTI+ e com os direitos humanos desse público para o livre exercício de sua cidadania.
"A Feira de Empreendedorismo é um momento importante de mostrar os empreendimentos e de afirmar que o povo LGBTI+ tem muito a contribuir, assim como potencial de mercado, mas, sobretudo, que precisa de oportunidades para a manutenção de suas vidas", disse. (Com informações da Prefeitura de Vitória)