CENÁRIO EMPREENDEDOR
Flexibilidade, mudanças e incertezas.
Por mais consolidada que uma empresa possa parecer, ela sempre estará sujeita a passar por crises.
Em 28/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quando idealizamos uma empresa e a fazemos sair do papel, tudo parece ser perfeito. Não há problemas, a concorrência é irrelevante e a relação empresa/impostos está dentro do previsto. O produto ou serviço ofertado é o melhor do mercado, o cliente é fiel e confia na empresa. A estrutura organizacional é bem definida e ordenada de tal forma que as atividades e os recursos contribuem para o alcance dos objetivos da empresa, e assim vai.
Certa vez alguém citou uma frase que achei super interessante: “Na prática, a teoria é muito diferente.” Sim, é onde o mundo dos sonhos começa a se tornar em enorme pesadelo. Segundo estudo do SEBRAE, grande parte das empresas vê o sonho se acabar nos primeiros cinco anos de vida.
Por mais consolidada que uma empresa possa parecer, ela sempre estará sujeita a passar por crises, seja, por motivos internos ou externos. É preciso espírito empreendedor, agilidade nos processos, conhecimento e confiança no sucesso.
Quando aparece uma situação que justifica a insegurança, as pessoas tendem a se preocupar, pois a vida pessoal e profissional de cada uma está diretamente ligada aos resultados da organização. Essa é a hora que precisamos agir com rapidez, usando a transparência e a sinceridade com os colaboradores, mostrando o que realmente está acontecendo no ambiente e quais as medidas que estão sendo ou devem ser adotadas.
A flexibilidade é uma técnica muito útil para a condução dos negócios e melhorar o desempenho de uma organização. Porém, pode ser missão difícil para a gestão, pois quando ocorre uma mudança interna que exige mudar as metas ou criar novos métodos de trabalho, a cultura organizacional atual poderá gerar incertezas e influenciar as pessoas proporcionando uma resposta diferente da esperada. Por isso, é importante atuar sempre em conjunto: processos, pessoas e comunicação. Com isso as chances de sucesso aumentam e possibilita a criação de um clima de confiança e flexibilidade à mudanças.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.