SAÚDE
Fortalecimento físico ajuda a evitar queda de idosos
De acordo com a fisioterapeuta Julianne Magalhães as causas são variadas
Em 30/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Comemorado em 1º de outubro, o dia do idoso, chama a atenção para uma triste realidade: uma das maiores causas do comprometimento da qualidade de vida na terceira idade é a queda. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 70% das quedas em pessoas com mais de 50 anos acontecem em casa.
De acordo com a fisioterapeuta Julianne Magalhães as causas são variadas como uso de medicamentos ansiolíticos ou sedativos por conta própria, uso inadequado de calçados, roupas muito longas ou que limitem a mobilidade, objetos espalhados pelo chão, falta de iluminação na casa, tapetes escorregadios ou resistência para fazer uso de objetos que trazem mais segurança como uma bengala ou andador, por exemplo.
“Com o envelhecimento há a diminuição de massa muscular, da densidade óssea, da força muscular, mobilidade e equilíbrio tornando os idosos mais vulneráveis às quedas”, explica Julianne.
Porém, segundo ela o fortalecimento muscular aliado a pequenas mudanças em casa, como retirar ou fixar tapetes, instalar faixas antiderrapantes no piso e barras de suporte em banheiros e corredores previnem as quedas. “A fisioterapia preventiva tem o objetivo de criar um programa de ‘prevenção às quedas’, melhorando a força muscular, equilíbrio, propriocepção e coordenação motora dando mais segurança ao idoso nos movimentos e melhor sustentação para prevenir possíveis instabilidades que levam às quedas”.
Dicas de segurança na terceira idade
Sapatos - Calçar sapatos sempre sentado, para não desequilibrar e cair. Para lavar a casa, usar sempre um sapato anti-derrapante e fechado na parte de trás.
Tapetes - Retirar ou fixar os tapetes
Banheiros - O ideal é que o banheiro tenha corrimão em volta da pia, do lado do vaso sanitário e dentro do box.
Escadas - As escadas da casa devem ter corrimão dos dois lados. E, se possível, cada degrau deve ser iluminado
Iluminação- A casa deve sempre estar iluminada à noite, pelo menos nos locais onde o idoso costuma circular mais
Móveis - Muitos móveis na casa podem se transformar em obstáculos, por isso nesse caso, menos é mais.
Exercícios físicos - Melhoram o equilíbrio, mantem e/ou aumentam a densidade óssea, controle de doenças crônicas, entre outros.
Piso- Instale faixas antiderrapantes no piso