VIAGENS & TURISMO

Governo do ES quer devolução da concessão da Ferrovia Leopoldina

A devolução da concessão é vista como um passo essencial para a revitalização da ferrovia.

Em 16/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Tadeu Bianconi/SETUR

O Governo do Espírito Santo tem como objetivo revitalizar a infraestrutura da Ferrovia Leopoldina, que abrange 257 quilômetros e conecta 11 municípios capixabas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Na última segunda-feira (14), foi realizada uma importante reunião na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em Vitória, para a assinatura do documento que formaliza o pedido de devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina. O Governo do Espírito Santo tem como objetivo revitalizar essa infraestrutura, que abrange 257 quilômetros e conecta 11 municípios. O plano é transformar a ferrovia em um grande atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

>> Executivos da Riocentro avaliam novo Pavilhão de Carapina

O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; do deputado federal Gilson Daniel; do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, responsável pelo projeto na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); além de representantes das prefeituras envolvidas e dos executivos da VLI, Anderson Abreu e Fernando Kunsch, empresa que atualmente administra a ferrovia.

Futuro

Philipe Lemos destacou a importância da assinatura do documento e formalização desse pedido é decisiva para o futuro da Ferrovia Leopoldina.

"A formalização desse pedido é decisiva para o futuro da Ferrovia Leopoldina. A assinatura do documento demonstra o comprometimento do Governo do Estado e dos municípios em garantir que essa infraestrutura histórica seja devolvida ao nosso controle. Agora, estamos mais próximos de transformar a ferrovia em um polo de turismo e lazer, que vai beneficiar a comunidade e a economia local."

O documento assinado será enviado ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reforçando o compromisso dos municípios capixabas em garantir a concessão da Ferrovia Leopoldina ao Estado. A devolução dessa concessão é vista como um passo essencial para a revitalização da ferrovia, com grande potencial para impulsionar o turismo e o desenvolvimento local.  

Multifuncionais

Com o retorno da concessão, a Setur prevê a reutilização de trechos desativados para criar espaços multifuncionais. Entre as propostas em estudo estão a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas, a conversão de vagões em bistrôs temáticos para promover a culinária local, a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares. As cidades diretamente beneficiadas são Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Leia também:

Venda Nova do Imigrante é pioneira no Agroturismo do Brasil
Executivos da Riocentro avaliam novo Pavilhão de Carapina
Sinalização turística transforma ES em destino mais acessível
ES celebra Dia Mundial do Turismo com resultados positivos
Turismo no ES supera patamar de 2023 pela 1ª vez no ano
RuralturES: confira as atrações da maior feira de turismo rural
Circuito Turístico das Três Santas: a cultura europeia no ES
Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação
Espírito Santo quer trazer navios cruzeiros na temporada 2025

TAGS:
SETUR | TURISMO | FERROVIA | LEOPOLDINA | CONCESSÃO