SAÚDE
Grávidas com HIV recebem atenção no Centro de Referência
Grávidas com HIV têm acompanhamento no Centro de Referência IST/AIDS, em Vila Velha.
Em 10/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O serviço, ofertado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, acompanha do pré-natal ao nascimento, bem como às crianças expostas ao HIV após o nascimento ou à toxoplasmose durante a gestação.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Mulheres grávidas diagnosticadas com HIV que moram em Vila Velha podem buscar assistência no Centro de Referência IST/AIDS, onde serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar durante toda a gestação, dentro do programa Centro de Testagem e Acompanhamento de IST/Hepatites.
>> Lacen/ES implementa tecnologia para prevenção ao câncer
O serviço, ofertado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, acompanha do pré-natal ao nascimento, bem como às crianças expostas ao HIV após o nascimento ou à toxoplasmose durante a gestação. Também são acompanhadas crianças expostas a sífilis e casos de sífilis congênita e recém-nascidos de mães com hepatites virais.
Para acessar o serviço, basta se dirigir ao centro de testagem, que fica no Cemas, no bairro Olaria. O encaminhamento também é feito via Unidades de Saúde. O atendimento é inteiramente sigiloso.
Dados
Dados do Boletim Epidemiológico HIV e Aids, do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, apontam que no Brasil, no período de 2000 até junho de 2023, foram notificadas 158.429 gestantes/parturientes/ puérperas com infecção pelo HIV.
Em Vila Velha, 22 grávidas foram acompanhadas pelo Programa no último ano. Atualmente são 13 gestantes. Nenhum caso de HIV congênito, ou seja, transmitido para o bebê durante a gravidez, no parto e na amamentação, foi registrado.
Serviço:
Centro de Referência IST/ AIDS
Rua Castelo Branco, 1803 - Olaria
Telefone: (27) 99316-6550. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Lacen/ES implementa tecnologia para prevenção ao câncer
> Vacina da dengue continua disponível nas US de Linhares
> Vitória inicia oferta de consultas em otorrinolaringologia
> Outubro Rosa: semana será marcada por ações de saúde
> Câncer de mama deve atingir 74 mil pessoas até 2025, diz INCA
> Governo brasileiro doa 24 mil insumos de saúde ao Líbano
> Hospital Alceu Melgaço alcança a meta de cirurgias eletivas
> Fiocruz oferece a profissionais curso de prevenção ao HIV
TAGS: GRÁVIDAS | HIV | CENTRO DE REFERÊNCIA | VILA VELHA | ACOMPANHAMENTO