SAÚDE

Grávidas com HIV recebem atenção no Centro de Referência

Grávidas com HIV têm acompanhamento no Centro de Referência IST/AIDS, em Vila Velha.

Em 10/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão

O serviço, ofertado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, acompanha do pré-natal ao nascimento, bem como às crianças expostas ao HIV após o nascimento ou à toxoplasmose durante a gestação.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Mulheres grávidas diagnosticadas com HIV que moram em Vila Velha podem buscar assistência no Centro de Referência IST/AIDS, onde serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar durante toda a gestação, dentro do programa Centro de Testagem e Acompanhamento de IST/Hepatites.

>> Lacen/ES implementa tecnologia para prevenção ao câncer

O serviço, ofertado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, acompanha do pré-natal ao nascimento, bem como às crianças expostas ao HIV após o nascimento ou à toxoplasmose durante a gestação. Também são acompanhadas crianças expostas a sífilis e casos de sífilis congênita e recém-nascidos de mães com hepatites virais.
 
Para acessar o serviço, basta se dirigir ao centro de testagem, que fica no Cemas, no bairro Olaria. O encaminhamento também é feito via Unidades de Saúde. O atendimento é inteiramente sigiloso.

Dados

Dados do Boletim Epidemiológico HIV e Aids, do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, apontam que no Brasil, no período de 2000 até junho de 2023, foram notificadas 158.429 gestantes/parturientes/ puérperas com infecção pelo HIV.

Em Vila Velha, 22 grávidas foram acompanhadas pelo Programa no último ano. Atualmente são 13 gestantes. Nenhum caso de HIV congênito, ou seja, transmitido para o bebê durante a gravidez, no parto e na amamentação, foi registrado.

Serviço:
Centro de Referência IST/ AIDS
Rua Castelo Branco, 1803 - Olaria
Telefone: (27) 99316-6550. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Lacen/ES implementa tecnologia para prevenção ao câncer
Vacina da dengue continua disponível nas US de Linhares
Vitória inicia oferta de consultas em otorrinolaringologia
Outubro Rosa: semana será marcada por ações de saúde
Câncer de mama deve atingir 74 mil pessoas até 2025, diz INCA
Governo brasileiro doa 24 mil insumos de saúde ao Líbano
Hospital Alceu Melgaço alcança a meta de cirurgias eletivas
Fiocruz oferece a profissionais curso de prevenção ao HIV

TAGS:
GRÁVIDAS | HIV | CENTRO DE REFERÊNCIA | VILA VELHA | ACOMPANHAMENTO