SAÚDE
Guaçuí(ES) recebe ação de coleta externa do Hemoes.
A ação começa às 8 horas com realização dos cadastros até às 15h30.
Em 23/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) realiza nesta quarta (23) e quinta-feira (24) ação de coleta externa no município de Guaçuí, no Sul do Estado. Os voluntários que desejam doar sangue devem comparecer à unidade móvel do Hemoes que ficará na Avenida Espírito Santo, em frente a Secretaria Municipal de Saúde. A ação começa às 8 horas com realização dos cadastros até às 15h30.
Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher o cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Além de doar sangue, o voluntário poderá se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.
Agenda externa
As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.
A coleta externa pode ser agendada por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar.
Fonte: SECOM-ES