CIDADE

Guarapari busca inovação fiscal com Sefaz de Porto Alegre

A comitiva de Guarapari foi recebida pela secretária da Fazenda de Porto Alegre, Ana Pellini.

Em 25/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

O treinamento "Mais Receita, Mais Serviço" teve como objetivo otimizar a arrecadação e aprimorar estratégias para a gestão da dívida ativa, em Guarapari.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Guarapari por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFA) participou na última semana do treinamento "Mais Receita, Mais Serviço", ministrado pelo ex-Secretário Municipal de Fazenda, Rodrigo Fantinel. O treinamento teve como objetivo otimizar a arrecadação e aprimorar estratégias para a gestão da dívida ativa.

Participaram do treinamento o secretário da pasta, Raphael Maleque, o gerente de Arrecadação e Cobrança, Davi Heringer Nascimento, e o técnico administrativo e contábil da Dívida Ativa, Gino André Magnago.

Além disso, aproveitaram a oportunidade para realizar uma visita técnica à Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que registra 95% dos pagamentos do IPTU pelos moradores.

Com uma população de aproximadamente 124 mil habitantes e um orçamento de R$ 670 milhões, Guarapari busca fortalecer sua estrutura fazendária e encontrou em Porto Alegre um exemplo bem sucedido a ser seguido.

Segundo o secretário Raphael Maleque, as práticas adotadas em POA são inspiradoras e serão adaptadas à realidade de Guarapari.

“As práticas adotadas aqui são inspiradoras e queremos adaptá-las à nossa realidade. Viemos aprender com os melhores.”

A comitiva de Guarapari foi recebida pela secretária da Fazenda de Porto Alegre, Ana Pellini, que ressaltou a satisfação em compartilhar as boas práticas implantadas na cidade. 

“Ficamos muito felizes em sermos reconhecidos como referência e estamos à disposição para esse intercâmbio de experiências.”

Durante a visita, um dos principais pontos de interesse foi o modelo de cobrança da dívida ativa implantado em Porto Alegre, reconhecido pela sua eficiência e pelos resultados expressivos obtidos nos últimos anos. 

Além disso, os representantes de Guarapari também buscaram informações sobre os sistemas e softwares utilizados pela Fazenda da capital gaúcha, visando soluções tecnológicas que possam tornar mais ágil e eficaz a administração tributária do município.

A superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre, Sandra Quadrado, destacou a importância desse tipo de intercâmbio. 

“A troca de experiências reafirma o papel de Porto Alegre como um centro de inovação na gestão pública e mostra que as boas práticas implementadas pela Fazenda Municipal têm potencial de inspirar e transformar a realidade de outros municípios pelo país.”

Os representantes da SEMFA estiveram na capital gaúcha para conhecer de perto as práticas adotadas na gestão fiscal, com foco na modernização dos processos, melhoria da arrecadação, cobrança da dívida ativa e mediação tributária.

Leia também:

Nova US no bairro República triplicará os atendimentos
Vitória é a segunda cidade mais inteligente do Brasil
Ferraço e governador em exercício visitam obras em Cachoeiro
Vila Velha inaugurou seis ruas do bairro Praia de Itaparica
Veja as dicas do Procon para gastar menos nas compras
Bairros de Cariacica recebem serviços de limpeza e pintura
Prefeitura entrega veículos para instituições filantrópicas
Obra de macrodrenagem segue avançando no bairro Guandu

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET