SAÚDE
Guarapari oferece coleta de exames laboratoriais nas US
Prefeitura de Guarapari oferece coleta de exames laboratoriais direto nas unidades de saúde
Em 11/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
Todo o material coletado nas Unidades de Saúde será encaminhado ao laboratório localizado no Centro Municipal, onde os exames serão analisados.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou nesta segunda-feira (9), as salas de coleta de exames laboratoriais em cinco unidades de saúde: Jabaraí, Setiba, Bela Vista, Kubitschek e Itapebussu. A abertura ocorreu pela manhã e contou com a presença do prefeito Rodrigo Borges, da secretária de Saúde Larissa Santório e dos vereadores Rosana Pinheiro, Kamilla Rocha, Denizart Zazá e da presidente Câmara Sabrina Astori.
>> Vitória abre 4,1 mil vagas para vacinação com agendamento
Todo o material coletado nas Unidades de Saúde será encaminhado ao laboratório localizado no Centro Municipal, onde os exames serão analisados. Os resultados serão enviados por e-mail para as respectivas unidades, e as equipes responsáveis entrarão em contato com os pacientes.
Segundo a secretaria de saúde, haverá um responsável pelo transporte das amostras até o laboratório, garantindo agilidade e eficiência no processo. Antes da implantação do serviço, os pacientes precisavam se deslocar até um laboratório credenciado, aguardando autorização prévia para a realização dos exames.
Com a nova estrutura, o processo foi simplificado: o paciente passa pela consulta médica, recebe a autorização e já realiza a coleta no mesmo local, sem a necessidade de deslocamento. Os exames de rotina e de menor complexidade, como hemograma, glicose, PCR, sífilis, HIV, hepatite, Beta HCG (teste de gravidez), entre outros, terão os resultados disponíveis em até duas horas após a coleta. Para exames que exigem preparo, como jejum, o paciente poderá retornar no dia seguinte para a coleta.
Segundo o responsável técnico, Vinícios Vieira, os exames mais complexos também serão coletados nas unidades e enviados ao laboratório central. Os resultados serão repassados à unidade de saúde e a equipe responsável fará o contato com o paciente. O prefeito Rodrigo Borges destacou que essa é mais uma melhoria significativa na saúde pública do município:
“Essa iniciativa vai incentivar a população a buscar atendimento nas unidades de saúde e, ao mesmo tempo, desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, afirmou.
A secretária de Saúde, Larissa Santório, classificou a mudança como um grande avanço:
“Estamos trazendo mais comodidade e facilidade para a população. Os exames são destinados aos pacientes acompanhados pelos médicos da Unidade de Saúde. Com o resultado saindo rapidamente, conseguimos agilizar o diagnóstico e o paciente pode buscar o tratamento necessário de forma muito mais rápida”, explicou.
As demais unidades de saúde continuarão realizando os exames por meio dos laboratórios credenciados. Morador do bairro Itapebussu, Valter da Silva aprovou o novo serviço:
“Fui à consulta com suspeita de dengue, fiz a coleta de sangue logo após ser atendido e, em menos de duas horas, já tinha o resultado nas mãos. O atendimento na própria unidade facilitou muito, gostei bastante”, relatou. (Secom/PMG)
Leia também:
> Vitória abre 4,1 mil vagas para vacinação com agendamento
> UBS de Vila Batista vai atender moradores de Ilha das Flores
> Vila Velha abre Inscrições para mutirão de inserção de DIU
> PMCI realiza ações de orientação sobre obesidade infantil
> Vitória realiza monitoramento de alimentos em comércios
> Conitec abre consulta sobre inclusão da semaglutida no SUS
> Serra alcança 100% de cobertura no Teste do Pezinho
> Cachoeiro realiza vacinação contra Gripe em supermercados
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












