POLICIA
Guarda Municipal de Viana realiza ações de conscientização
A Guarda de Viana realiza ações de conscientização sobre assédio e violência doméstica.
Em 07/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A apresentação abordou as várias formas de violência, física, moral, sexual, patrimonial e psicológica, e incentivou os jovens a identificarem sinais de abuso em seus próprios relacionamentos ou em pessoas próximas.
Na última quarta-feira (06), a Guarda Municipal de Viana promoveu duas importantes ações de conscientização sobre assédio e violência doméstica, alcançando tanto o ambiente corporativo quanto o escolar. As atividades, realizadas na empresa Mila Transportes e na Escola Estadual Maria Novaes Pinheiro, em Vila Bethânia, tiveram como objetivo sensibilizar trabalhadores e alunos sobre essas questões, fortalecendo a consciência e o combate a diferentes formas de violência dentro da comunidade.
>> Suspeitos de fraudarem empréstimos são investigados pela PF
Prevenção ao assédio no ambiente corporativo
Na empresa Mila Transportes, a Guarda Municipal marcou presença durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com uma apresentação focada nos temas de assédio moral e sexual. Os colaboradores foram orientados sobre os impactos que essas práticas podem ter, não apenas no ambiente profissional, mas também na vida pessoal e familiar.
A palestra ressaltou como o assédio, seja moral ou sexual, pode gerar consequências tanto para a vítima quanto para o agressor, destacando o papel da sociedade em reconhecer e combater pequenas atitudes que podem contribuir para evitar tais violências. "Queremos que todos compreendam como é possível estar no papel de autor ou de vítima e, sobretudo, saibam como enfrentar a situação e onde buscar ajuda", destacou Mariana, coordenadora da Guarda.
Educação sobre violência doméstica para jovens na escola
Em paralelo, a Guarda Municipal esteve presente na EEEFM Maria Novaes Pinheiro, onde apresentou o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher para alunos do ensino médio.
A apresentação abordou as várias formas de violência, física, moral, sexual, patrimonial e psicológica, e incentivou os jovens a identificarem sinais de abuso em seus próprios relacionamentos ou em pessoas próximas. Além de orientar sobre a Lei Maria da Penha, a atividade teve o propósito de educar os adolescentes sobre o que constitui um relacionamento saudável, ajudando-os a prevenir situações de violência e a buscar ajuda quando necessário.
Ao levar essas ações para uma empresa e uma escola, a Guarda Municipal de demonstra o compromisso em construir uma sociedade mais informada e segura, onde temas como assédio e violência doméstica sejam amplamente debatidos e combatidos. Educar jovens desde cedo e conscientizar trabalhadores são passos essenciais para o desenvolvimento de ambientes saudáveis e respeitosos, tanto na vida pessoal quanto no espaço profissional. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Suspeitos de fraudarem empréstimos são investigados pela PF
> ES fecha outubro com o menor número de homicídios
> Guarda da Serra recupera moto roubada em José de Anchieta
> Operação da polícia desarticula esquema de fraudes no BB
> Guarda de Vila Velha apreende 3 pessoas com 02 kg de maconha
> Denúncia da Assembleia leva polícia a sabão falsificado
> Agentes de trânsito de Cariacica prendem homem furtando fios
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET