SAÚDE

HEUE Itinerante: projeto faz campanha contra bullying

Projeto HEUE Itinerante faz campanha contra bullying para jovens e adolescentes, em Vitória

Em 30/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Até o mês de outubro, o projeto já visitou cerca de 10 instituições de ensino, incluindo escolas estaduais, municipais e projetos sociais, contando com a participação de mais de 1.000 crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. 

Doação de órgãos, violência doméstica, prevenção de acidentes e, mais recentemente, bullying. Esses são alguns dos temas abordados pelo projeto “HEUE Itinerante”, realizado pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória. A ideia do projeto é expandir a ação do hospital para além dos limites físicos da instituição e atuar também em frentes que abordem a prevenção e a conscientização. 

“O HEUE Itinerante é uma forma de aproximar o hospital da comunidade, mostrando um outro lado, que vai além dos cuidados de urgência e emergência, mas trazendo também a prevenção. É uma experiência incrível, especialmente por ter crianças e adolescentes como público-alvo, o que permite que eles tirem as dúvidas e aprendam sobre diferentes temas”, explicou a diretora-geral Cynthia Milanez. 

>> PML: Ação do Naps reforça importância da prevenção da sífilis

Até o mês de outubro, o projeto já visitou cerca de 10 instituições de ensino, incluindo escolas estaduais, municipais e projetos sociais, contando com a participação de mais de 1.000 crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. 

A terapeuta ocupacional Synara Sampaio, que faz parte da equipe multidisciplinar responsável pela ação, reforça a importância de trabalhar temas tão relevantes como violência doméstica, bullying, preconceito, entre crianças e adolescentes. 

“O bullying é uma das principais violências que ocorrem no ambiente escolar. Falar sobre o tema permite que os alunos reflitam e se protejam, saibam como agir. Infelizmente, a violência é uma reação em cadeia, então o bullying pode ser só um gatilho. Nós mostramos a situação de uma forma lúdica, para que as crianças realmente entendam. Já aconteceu de crianças começarem a chorar muito durante a ação e acabarem se abrindo conosco. Nós então acolhemos, orientamos e atuamos junto com os responsáveis”, explicou Synara Sampaio. 

A coordenadora da equipe Multidisciplinar, Karla Coelho, contou que o sucesso das ações fez com que o projeto crescesse. A previsão é de que mais oito edições aconteçam até o fim do ano em diferentes instituições nos municípios da Grande Vitória.

Projeto HEUE Itinerante 

O Projeto HEUE Itinerante foi idealizado pelo setor de Projetos Sociais da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’. A iniciativa tem como objetivo estreitar os laços com a comunidade e oferecer informações de qualidade sobre temas relevantes. 

Idealizado para promover educação e promoção à saúde de forma preventiva, o projeto nasceu em maio de 2022, explorando diversos temas, como doação de órgãos, acidentes domésticos, violência no trânsito, bullying, entre outros.

Serviço:

O Projeto HEUE itinerante ocorre em média duas vezes ao mês, ou de acordo com a demanda. Interessados em receber o projeto podem solicitar a visita por meio do telefone (27) 3194-0122 ou enviar um e-mail para coordenacao.equipemulti@heue.aebes.org.br . (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
PML: Ação do Naps reforça importância da prevenção da sífilis
Gestores do ES podem solicitar recursos para a saúde até dia 10
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (26)
1ª infância: Unicef certifica 235 unidades de saúde e educação
PMVV oferece vagas para vacinação, com e sem agendamento
Governo cria comitê para a desinformação sobre vacinas
Outubro Rosa: Naps promove ação de saúde no Shopping
Serviços da saúde e palestras reforçam o direito do idoso
Serra realizará o "Seminário de Boas Práticas em Saúde Mental"

TAGS:
PROJETO | HEUE ITINERANTE | BULLYING | JOVENS | ADOLESCENTES