SAÚDE

HGL promoverá 3º mutirão de cirurgias de pterígio nesta sexta

Hospital de Linhares promoverá 3º mutirão de cirurgias de pterígio nesta sexta-feira (22)

Em 21/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

Uma equipe especializada das secretarias de Estado e Municipal de Saúde fará as cirurgias evitando o deslocamento dos pacientes de Linhares para outros municípios.

Em clima de aniversário pelos 225 anos de Linhares, o Hospital Geral de Linhares (HGL) vai realizar mais um mutirão de cirurgia de pterígio. Aproximadamente 170 pacientes serão atendidos nesta sexta-feira, dia 22 de agosto.

Uma equipe especializada das secretarias de Estado e Municipal de Saúde fará as cirurgias evitando o deslocamento dos pacientes de Linhares para outros municípios. Um avanço significativo na qualidade do atendimento numa parceria da Prefeitura com o Governo do Espírito Santo.

Mutirões como esse permitem ao HGL atender mais pacientes e reduzir a fila de espera por esse procedimento oftalmológico.  Hoje, o paciente não precisa mais aguardar o transporte para enfrentar horas de viagem até Baixo Guandu. Agora, ele vai à unidade, recebe o encaminhamento e aguarda — com mais conforto e dignidade — para ser atendido aqui mesmo em Linhares.

As cirurgias são agendadas pela Central Municipal de Regulação.

“Esse movimento representa não apenas um ganho de eficiência, mas um fortalecimento do Hospital Geral de Linhares como instituição. Reafirma nosso compromisso com a humanização e responsabilidade do atendimento, com uma gestão com compromisso diante dos recursos públicos e eleva a confiança que a comunidade deposita no nosso serviço”, acrescentou Clézia Martelli, diretora do Hospital Geral de Linhares.

Outros dois mutirões para cirurgias de pterígio já foram feitos neste ano, atendendo um total de 289 pessoas.

O que é Pterígio

O pterígio é uma condição ocular caracterizada pelo crescimento anormal de um tecido sobre a parte branca do olho (esclera), que pode invadir a córnea, afetando a visão. É mais comum em pessoas expostas frequentemente ao sol, vento e poeira.

Embora em estágios iniciais o tratamento possa ser clínico, casos mais avançados exigem cirurgia para remoção do tecido.

Esse ano, o município também começou a oferecer outras cirurgias oftalmológicas. Já foram atendidos dezenas de pacientes em cirurgias de catarata, retina e de pálpebras, além de pterígio. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Ações reforçam a importância da amamentação em Viana
Ação de Saúde vai oferecer atendimentos em Ilha dos Bentos
Doenças transmitidas por mosquitos serão “novo normal”
Cachoeiro realiza treinamentos para qualificar atendimento
Agentes de saúde de Vitória recebem treinamento prático
Agentes de saúde têm capacitação em primeiros socorros

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET