SAÚDE

Himaba amplia esterilização de materiais cirúrgicos

Atualmente o Himaba esteriliza aproximadamente 5 mil itens por mês.

Em 13/04/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom Himaba/Divulgação

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, acaba de adquirir um novo aparelho autoclave - utilizado para esterilizar materiais e utensílios diversos. Com isso, a capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos e artigos médico-hospitalares será duplicada. Atualmente o Himaba realiza a esterilização de aproximadamente 5 mil itens por mês.

O novo maquinário já está no hospital e deve entrar em operação nos próximos dias. Para realizar a esterilização, a autoclave utiliza calor úmido sob pressão a uma temperatura que varia entre 121 e 135 graus Celsius (ËšC), que aquece os materiais e leva à morte as células microbianas e demais organismos patogênicos.

A esterilização através da autoclave é o método mais recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para materiais termorresistentes. A higienização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos e a transmissão de doenças entre pacientes.

De acordo com o diretor administrativo do Instituto Gnosis, Organização Social responsável pela gestão do Himaba, Lucas Sartori, quando o Instituto assumiu, em novembro de 2019, a Central de Material e Esterilização (CME) fazia apenas o armazenamento de materiais e o preparo.

“A esterilização, que era feita fora da unidade, voltou a ser realizada no hospital, gerando economia de recursos. A nova máquina vai otimizar o trabalho e aumentar a vida útil dos equipamentos”, explicou.

O processo de autoclavagem, para quem opera o equipamento, é simples: o colaborador carrega a máquina com os itens que precisam ser esterilizados e inicia o ciclo. O equipamento então faz tudo sozinho, sem a necessidade de acompanhamento por parte do operador.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa). (Com informações das Assessorias de Comunicação da Sesa e do Himaba)